terça-feira, 17 de março de 2020

Proibida a entrada de estrangeiros na Argentina

Suspensão se dá por pelo menos quinze dias. Restrições também acontecem nas fronteiras com Uruguai, Paraguai e Chile

   Estrangeiros não residentes, estão com acesso suspenso ao território da Argentina (Foto: Sindireceita / Arquivo)

O fechamento das fronteiras na Argentina está acontecendo de fato. A partir de hoje, o serviço de travessia de balsa, pelo rio Uruguai, nos pontos de fronteira, estarão suspensos para o ingresso de estrangeiros em território argentino. Um dos locais é entre Tiradentes do Sul e El Soberbio.

Por pelo menos 15 dias, fica proibido o ingresso no território argentino de pessoas estrangeiras, não residentes no país, através de portos, aeroportos, fronteira seca, ou qualquer outro ponto de acesso. Ontem, a travessia de balsa ainda ocorreu normalmente, entre Tiradentes do Sul e El Soberbio. A partir de hoje, estão suspensas para estrangeiros. As medidas estão contidas em decreto assinado pelo presidente argentino, Alberto Fernández, e tem o objetivo de tentar diminuir os riscos de proliferação do Coronavírus.

Brasil e Chile foram incluídos em lista de países de risco na Argentina, e quem chegar ao território argentino oriundos destes dois países, por exemplo, terá que se submeter à quarentena.

Uruguai fecha fronteira com Argentina e aumenta controle na fronteira com o Brasil

Ainda no Conesul, o governo do Uruguai anunciou o fechamento total das fronteiras com a Argentina a partir desta terça. Com a medida, não haverá mais passagem entre a Argentina e o Uruguai — com exceção de cidadãos uruguaios e de estrangeiros que vivem no país. Mercadoria e ajuda sanitária também poderão passar, informa o jornal “El País”.

Por enquanto, a fronteira com o Brasil continua aberta. Segundo o presidente uruguaio, Lacalle Pou, o caso brasileiro é diferente porque se trata de uma fronteira quase totalmente seca. Porém, o presidente uruguaio prometeu que vai “estabelecer um controle sanitário mais rigoroso”.

Brasileiros são barrados no acesso ao Paraguai

Na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, na Ponte da Amizade, em Foz do Iguaçu, há um controle rígido, e os brasileiros estão sendo barrados, de acordo com o jornal “ABC Color”.

Inicialmente, o Paraguai estava apenas medindo a temperatura dos brasileiros que queriam ingressar no país. Agora, no entanto, estão proibindo a entrada de não-residentes, segundo o diário.

Chile fechará fronteiras a partir de quarta-feira

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, disse nesta segunda-feira (16), que fechará as fronteiras do país. A medida foi tomada após uma reunião ministerial no Palácio de La Moneda, sede do governo, e entrará em vigor na próxima quarta. Os residentes poderão voltar ao Chile, mas precisarão ficar 14 dias em quarentena.


Fonte: Rádio Alto Uruguai

Nenhum comentário:

Postar um comentário