terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Santo Augusto: Pesquisa analisa intenção de compra para o Natal

Pesquisa foi desenvolvida por professores e estudantes do IFFar


Com a aproximação do Natal - melhor data para o comércio, professores e alunos do curso Técnico em Administração, do Instituto Federal Farroupilha campus Santo Augusto desenvolveram pesquisa sobre intenção de compras de presentes para o Natal. 
 
A pesquisa, coordenada pela Profª e Pesquisadora, Maira Fátima Pizolotto, com a colaboração da Profª e Pesquisadora, Simone Ceretta e com apoio dos alunos voluntários, Andressa Boni, Aldineo Sperotto, Thaís Dutra, Talia Hornung e João Victor Oliveira, ocorreu no dia 4 de dezembro, quando foram entrevistados 107 consumidores, abordados no Centro de Santo Augusto. 

Resultados 

O perfil predominante foi o público feminino (73%), casados (38%) e pertencentes a geração X - com classificação entre 38 a 57 anos (38%). 
 
O resultado revela que 85% irão ou pretendem comprar algum presente no Natal de modo que 7% ainda se mostram indeciso. Nas compras, 62% irão presentear de 2 a 5 pessoas; 19% de 6 a 10 pessoas; 13% apenas uma pessoa e; 7% mais de 11 pessoas de seu convívio pessoal. 
 
Dos entrevistados, 89% irão efetuar suas compras no município de Santo Augusto, 9% através da internet e 2% em outras cidades. 
 
Quando questionados sobre o que planejam comprar, a maioria aposta nos presentes mais tradicionais como: vestuário (59%), Doces/flores/livros (10%), calçados (9%), perfumes/cosméticos (5%), aparelhos eletrônicos (3%), joias/relógios (1%) e outros (12%). 
 
Referente ao valor a ser investido no presente, 24% pretendem gastar de R$ 51,00 a 100,00 reais; 22% pretendem investir R$151,00 a 300,00; 21% pretendem gastar 101,00 a 150,00 e 24% acima de 300,00, valor bem significativo para a atual conjuntura econômica. As formas de pagamento preferidas apontadas pelos consumidores são: o pagamento à vista (em dinheiro) para 41%, parcelado no cartão de crédito 20% e, efetuar compras no crediário da loja 15%. 

Opinião dos pesquisadores 

Os pesquisadores consideram os resultados positivos, pois se percebe que houve uma pré-disposição maior dos consumidores em presentear, assim, como no valor a ser gasto, quando comparado a outras pesquisas de datas comemorativas. 
 
De acordo com a Professora de Marketing Simone Nunes Ceretta, o Natal é considerado a data mais significativa em termos de volume de vendas, o que aumenta a expectativa dos lojistas, garantindo maior relevância aos dados relativos ao comportamento de compra. 
 
Constata-se que, não importa o setor, com as festas natalinas todo lojista sai beneficiado e, ainda, como a maioria pretende pagar à vista, consegue-se garantir um bom retorno financeiro no curto prazo. 
 
Cabe ressaltar, que o atendimento de excelência pode ser determinante no momento da escolha do consumidor referente a qual empresa comprar, por isso, vale investir na qualificação dos colaboradores e no diferencial do ambiente de loja. 


Postado por: Maira Kempf
Rádio Querência

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