Pesquisa foi desenvolvida por professores e estudantes do IFFar
Com a aproximação do Natal - melhor data para o comércio,
professores e alunos do curso Técnico em Administração, do Instituto Federal
Farroupilha campus Santo Augusto desenvolveram pesquisa sobre intenção de
compras de presentes para o Natal.
A pesquisa, coordenada pela Profª e Pesquisadora, Maira Fátima
Pizolotto, com a colaboração da Profª e Pesquisadora, Simone Ceretta e com
apoio dos alunos voluntários, Andressa Boni, Aldineo Sperotto, Thaís Dutra,
Talia Hornung e João Victor Oliveira, ocorreu no dia 4 de dezembro, quando
foram entrevistados 107 consumidores, abordados no Centro de Santo
Augusto.
Resultados
O perfil predominante foi o público feminino (73%), casados
(38%) e pertencentes a geração X - com classificação entre 38 a 57 anos (38%).
O resultado revela que 85% irão ou pretendem comprar algum
presente no Natal de modo que 7% ainda se mostram indeciso. Nas compras, 62%
irão presentear de 2 a 5 pessoas; 19% de 6 a 10 pessoas; 13% apenas uma pessoa
e; 7% mais de 11 pessoas de seu convívio pessoal.
Dos entrevistados, 89% irão efetuar suas compras no município de
Santo Augusto, 9% através da internet e 2% em outras cidades.
Quando questionados sobre o que planejam comprar, a maioria
aposta nos presentes mais tradicionais como: vestuário (59%),
Doces/flores/livros (10%), calçados (9%), perfumes/cosméticos (5%), aparelhos
eletrônicos (3%), joias/relógios (1%) e outros (12%).
Referente ao valor a ser investido no presente, 24% pretendem
gastar de R$ 51,00 a 100,00 reais; 22% pretendem investir R$151,00 a 300,00;
21% pretendem gastar 101,00 a 150,00 e 24% acima de 300,00, valor bem
significativo para a atual conjuntura econômica. As formas de pagamento
preferidas apontadas pelos consumidores são: o pagamento à vista (em dinheiro)
para 41%, parcelado no cartão de crédito 20% e, efetuar compras no crediário da
loja 15%.
Opinião dos pesquisadores
Os pesquisadores consideram os resultados positivos, pois se
percebe que houve uma pré-disposição maior dos consumidores em presentear,
assim, como no valor a ser gasto, quando comparado a outras pesquisas de datas
comemorativas.
De acordo com a Professora de Marketing Simone Nunes Ceretta, o
Natal é considerado a data mais significativa em termos de volume de vendas, o
que aumenta a expectativa dos lojistas, garantindo maior relevância aos dados
relativos ao comportamento de compra.
Constata-se que, não importa o setor, com as festas natalinas
todo lojista sai beneficiado e, ainda, como a maioria pretende pagar à vista,
consegue-se garantir um bom retorno financeiro no curto prazo.
Cabe ressaltar, que o atendimento de excelência pode ser
determinante no momento da escolha do consumidor referente a qual empresa
comprar, por isso, vale investir na qualificação dos colaboradores e no
diferencial do ambiente de loja.
Postado por: Maira Kempf
Rádio Querência
Nenhum comentário:
Postar um comentário