terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Operação Upucaraí deflagrada no combate a crimes rurais e de abigeato em Dom Pedrito


FT Abigeatp
   FT Abigeatp - Foto: Polícia Civil

A Policial Civil, por meio da Força Tarefa de Combate aos Crimes Rurais e Abigeato, deflagrou na manhã desta terça-feira (19) a Operação Upucaraí, em Dom Pedrito. A ação visa o cumprimento de 9 mandados de busca e apreensão em propriedades rurais no assentamento Upucaraí, interior Município. Três pessoas foram presas por posse irregular de arma de fogo e sete armas foram apreendidas.

Segundo os delegados Cristiano Ritta e Andre Matos Mendes, os locais são residências de indivíduos investigados por diversos furtos abigeato e em residências rurais ocorridos nos últimos meses. “Os animais bovinos e ovinos são carregados durante a madrugada, a cavalo, e abatidos no assentamento Upacaraí, situado na localidade de Ponche Verde”, contam os delegados. Conforme ficou comprovado na investigação, a carne é levada para a cidade onde é comercializada. “O bando também é investigado por outras modalidades de furtos a estabelecimentos rurais, subtraindo objetos como ferramentas, armas, arames, entre outros. Alguns dos indivíduos já possuem passagens na polícia por crimes semelhantes”, complementam Ritta e Mendes. Durante as buscas, três homens foram presos em flagrante delito por posse irregular de arma de fogo. Foram apreendidos restos de animais abatidos, sete armas de fogo e diversas munições.

Os delegados destacam que o controle efetivo de abate e lotação de animais ainda não é possível pela falta de integração dos sistemas informatizados das Secretarias da Agricultura e Segurança. "Contudo, a Polícia Civil vem fazendo o possível para combater o abigeato no Rio Grande do Sul", concluiram Ritta e Mendes. Participaram da operação 35 policiais civis, com o apoio da 9ª Região Policial de Bagé.


Larissa Marafiga
Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário