81% dos entrevistados pretendem comprar algum presente e 91% irão
efetuar compras em Santo Augusto
Professoras Maira e Simone divulgando os resultados da pesquisa
Professores e estudantes do Eixo de Gestão e Negócios do
Instituto Federal Farroupilha campus Santo Augusto realizaram uma pesquisa sobre
a intenção de compras de presentes para o Dia dos Pais no município.
Coordenada
pela Professora e Pesquisadora, Maira Fátima Pizolotto com a colaboração da
Professora e Pesquisadora, Simone Ceretta, a pesquisa foi desenvolvida no dia
02 de agosto, quando 105 consumidores foram abordados em áreas centrais do
município. A amostra é representativa de acordo com dados estatísticos. O
perfil predominante foi público feminino, com idade entre 27 a 37 anos,
empregados com renda mensal.
Em
entrevista à Rádio Querência, as professoras falaram sobre os resultados da
pesquisa, que podem e devem ser utilizados pelos lojistas locais para delinear
as estratégias de venda. Abaixo, você confere os dados repassados pelo IFFar.
O
resultado revela que 81% dos entrevistados irão ou pretendem comprar algum
presente para o Dia dos Pais. E em sua maioria pretendem presentear o pai, o
marido e o sogro. Ainda, 91% irão efetuar suas compras no município de Santo
Augusto, apenas 9% pela internet e em outras cidades.
Quando questionados sobre o que planejam comprar, a maioria aposta nos presentes mais tradicionais como: vestuário (40%), calçados (13%), perfumes/cosméticos (11%), aparelhos eletrônicos (7%). A pesquisa também demonstrou a preferência por outros tipos de presentes como: mobiliário, relógio, doces, flores, livros, bebidas, ferramentas e artigos esportivos.
Referente ao valor a ser investido no presente, a maioria (41%) pretende gastar de R$ 51,00 a 100,00 reais; 30% acima de R$100,00 e 24% até R$ 50,00. Ainda, 5% das pessoas irão investir um valor mais significativo em suas compras, acima de R$300,00.
Os
pesquisadores consideram os resultados positivos, pois percebe-se que houve uma
retração no poder de compra da população nos últimos meses, mas ainda assim, a
maioria das pessoas irão presentear e o mais importante, comprando no próprio
município e desenvolvendo assim, os negócios locais.
Para a professora de Marketing, Simone Ceretta, pesquisas como essa fornecem informações importantes a serem usadas pelos gestores de estabelecimentos varejistas locais. Com base nesses dados e de estudos do comportamento de compra do consumidor é possível desenvolver ações específicas capazes de atrair e manter clientes.
Datas comemorativas como o Dia dos Pais, movimentam o comércio,
aumentam o fluxo de pessoas nas lojas, estimulam o interesse e a motivação para
as compras e exigem o desenvolvimento de estratégias de gestão voltadas a
atender as necessidades e os desejos do consumidor, que se mostra cada vez mais
exigente e carente de produtos, promoções e atendimento de excelência.
O
material na íntegra foi repassado para a Associação Comercial Industrial
Serviços e Agropecuária de Santo Augusto - ACISA e também para a Secretaria
Municipal de Indústria Comércio Trabalho e Turismo . As pesquisadoras
informaram que a pesquisa deverá ser repetida em outras datas comemorativas
como Dia das Mães, Páscoa e Natal.
Com
informações Instituto Federal Farroupilha
Postado por: Maira Kempf
Rádio Querência
Nenhum comentário:
Postar um comentário