quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Pesquisa mostra dados sobre a intenção de compras para o Dia dos Pais em Santo Augusto

81% dos entrevistados pretendem comprar algum presente e 91% irão efetuar compras em Santo Augusto


   Professoras Maira e Simone divulgando os resultados da pesquisa

Professores e estudantes do Eixo de Gestão e Negócios do Instituto Federal Farroupilha campus Santo Augusto realizaram uma pesquisa sobre a intenção de compras de presentes para o Dia dos Pais no município. 

Coordenada pela Professora e Pesquisadora, Maira Fátima Pizolotto com a colaboração da Professora e Pesquisadora, Simone Ceretta, a pesquisa foi desenvolvida no dia 02 de agosto, quando 105 consumidores foram abordados em áreas centrais do município. A amostra é representativa de acordo com dados estatísticos. O perfil predominante foi público feminino, com idade entre 27 a 37 anos, empregados com renda mensal. 

Em entrevista à Rádio Querência, as professoras falaram sobre os resultados da pesquisa, que podem e devem ser utilizados pelos lojistas locais para delinear as estratégias de venda. Abaixo, você confere os dados repassados pelo IFFar.

O resultado revela que 81% dos entrevistados irão ou pretendem comprar algum presente para o Dia dos Pais. E em sua maioria pretendem presentear o pai, o marido e o sogro. Ainda, 91% irão efetuar suas compras no município de Santo Augusto, apenas 9% pela internet e em outras cidades.

Quando questionados sobre o que planejam comprar, a maioria aposta nos presentes mais tradicionais como: vestuário (40%), calçados (13%), perfumes/cosméticos (11%), aparelhos eletrônicos (7%). A pesquisa também demonstrou a preferência por outros tipos de presentes como: mobiliário, relógio, doces, flores, livros, bebidas, ferramentas e artigos esportivos.

Referente ao valor a ser investido no presente, a maioria (41%) pretende gastar de R$ 51,00 a 100,00 reais; 30% acima de R$100,00 e 24% até R$ 50,00. Ainda, 5% das pessoas irão investir um valor mais significativo em suas compras, acima de R$300,00.

Os pesquisadores consideram os resultados positivos, pois percebe-se que houve uma retração no poder de compra da população nos últimos meses, mas ainda assim, a maioria das pessoas irão presentear e o mais importante, comprando no próprio município e desenvolvendo assim, os negócios locais.

Para a professora de Marketing, Simone Ceretta, pesquisas como essa fornecem informações importantes a serem usadas pelos gestores de estabelecimentos varejistas locais. Com base nesses dados e de estudos do comportamento de compra do consumidor é possível desenvolver ações específicas capazes de atrair e manter clientes.
 
Datas comemorativas como o Dia dos Pais, movimentam o comércio, aumentam o fluxo de pessoas nas lojas, estimulam o interesse e a motivação para as compras e exigem o desenvolvimento de estratégias de gestão voltadas a atender as necessidades e os desejos do consumidor, que se mostra cada vez mais exigente e carente de produtos, promoções e atendimento de excelência.

O material na íntegra foi repassado para a Associação Comercial Industrial Serviços e Agropecuária de Santo Augusto - ACISA e também para a Secretaria Municipal de Indústria Comércio Trabalho e Turismo . As pesquisadoras informaram que a pesquisa deverá ser repetida em outras datas comemorativas como Dia das Mães, Páscoa e Natal. 

Com informações Instituto Federal Farroupilha



Postado por: Maira Kempf
Rádio Querência

Nenhum comentário:

Postar um comentário