quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Morre aos 88 anos carteiro que sobreviveu à bomba de Nagasaki

Taniguchi virou um importante ativista do desarmamento nuclear e viajou por todo o mundo para relatar sua experiência

Taniguchi virou um importante ativista do desarmamento nuclear e viajou por todo o mundo para relatar sua experiência | Foto: STR / JIJI PRESS / AFP / CP
Taniguchi virou um importante ativista do desarmamento nuclear e viajou por todo o mundo para relatar sua experiência | Foto: STR / JIJI PRESS / AFP / CP

Sumiteru Taniguchi, que em 1945 estava entregando cartas em Nagasaki quando as tropas dos Estados Unidos lançaram a bomba atômica, faleceu nesta quarta-feira aos 88 anos.

Taniguchi virou um importante ativista do desarmamento nuclear e chegou a ser considerado um candidato ao prêmio Nobel da Paz. Ele faleceu após uma batalha contra o câncer em um hospital na região sudoeste do Japão, informou o grupo Nihon Hidankyo, que reúne sobreviventes das bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki.

O então carteiro tinha 16 anos no momento do ataque e sofreu graves queimaduras nas costas e no braço esquerdo. Ele precisou de muitos anos para a recuperação plena. No momento do ataque Taniguchi estava em uma bicicleta a 1,8 km do epicentro da explosão.

"De repente, depois de ver uma luz como um arco-íris nas minhas costas, fui empurrado por uma forte explosão para o chão", disse em uma cerimônia que recordava o bombardeio em 2015. "Quando acordei, a pele do meu braço esquerdo, do ombro até a ponta de meus dedos, caía em tiras. Coloquei a mão nas costas e vi que não tinha roupa, tinha pedaços de pele queimada na minha mão", recordou.

Taniguchi, que passou três anos e meio em um hospital após a explosão, se tornou um importante ativista do desarmamento nuclear e viajou por todo o mundo para relatar sua experiência em conferências.


AFP
Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário