segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Polícia Civil deflagra Operação Hermanos em Passo Fundo e Região


Polícia Civil deflagra Operação Hermanos em Passo Fundo e Região
   Ação da Polícia Civil combate o roubo de veículos, tráfico e contrabando de cigarros em Passo Fundo
   Foto: Fabiano Costa

Na manhã desta segunda-feira (28), a Polícia Civil, através da 6ª Delegacia Regional (Passo Fundo), da Delegacia Especializada em Furtos Roubos Entorpecentes e Capturas (Defrec) de Passo Fundo e da Delegacia de Polícia de Tapejara, deflagrou a Operação Hermanos em combate a roubos de veículos em Passo Fundo e região. Foram cumpridas 43 ordens judiciais, sendo seis mandados de Prisão Preventiva e 37 Mandados de Busca e Apreensão, nas cidades de Passo Fundo, Marau, Carazinho, Não-Me-Toque, Caxias do Sul, Crissiumal, Santo Ângelo, Tiradentes do Sul e Dr. Mauricio Cardoso. Na ação 11 pessoas foram presas, 12 armas e cinco veículos apreendidos, além de drogas, cinco mil reais em dinheiro, aproximadamente 400 pacotes de cigarros e munição de diversos calibres.

Segundo o Delegado Venícios Demartini, no dia 18, foi roubada uma caminhonete Hilux em Santa Cecília do Sul. Após investigação, os três indivíduos que efetuaram o roubo foram identificados pelas vítimas. Com eles foram localizadas a chave da caminhonete e outros objetos roubados, sendo posteriormente recuperado o veículo, que estava no mesmo local onde foram recuperadas outras duas caminhonetes em março deste ano. 

Segundo o delegado Diogo  Tomczak Ferreira, a investigação teve início em março de 2017 após a recuperação de duas caminhonetes roubadas em Passo Fundo, a prisão de três indivíduos e apreensão de um adolescente. Durante as investigações foram identificados vários indivíduos ligados a organização criminosa, que tem por fim o roubo de veículos do tipo caminhonete, em Passo Fundo e região. A organização praticava a adulteração de sinais identificadores, remessa à fronteira da Argentina e troca por cigarros, drogas e armas de fogo, que são vendidos novamente na região.

O Delegado Regional Adroaldo Schenkel destaca que a Organização Criminosa escolhe previamente as caminhonetes a serem roubadas, para posterior subtração, ocultação, adulteração, remessa a fronteira, troca pelas mercadorias ilícitas, e por fim, venda e distribuição de cigarros paraguaios e drogas aqui na região. "O esquema criminoso é lucrativo para os integrantes da organização criminosa. A organização criminosa é complexa, todos seus integrantes possuem divisão específica de tarefas, sendo o sistema retroalimentado. Alguns dos investigados já foram presos por roubar veículos e trocar por cigarros e drogas. As caminhonetes roubadas em Passo Fundo e na região, em sua grande maioria, são destinadas a organização criminosa. O alvo do grupo são caminhonetes de alto valor, tais como Hilux e Amarok. Em alguns roubos o grupo demonstrou audácia, ao roubar uma caminhonete em região movimentada da cidade, quando a vítima aguardava no sinal vermelho do semáforo. Também há indicações de tráfico internacional de armas de fogo e munições, via fronteira Argentina. Além disso, durante as investigações, quatro caminhonetes que estavam prontas para serem enviadas à fronteira foram recuperadas em ações da Defrec com o apoio de outras Delegacias." complementa o delegado.

Participaram da Operação 15 Delegados e 150 Agentes da Polícia Civil, distribuídos em 50 viaturas. Além de Policiais Civis de todas as Delegacias da Regional de Passo Fundo, também apoiaram a ação policiais das Regionais de Carazinho, Soledade, Três Passos, Santo Ângelo, Santa Rosa  e Caxias do Sul.

Op. Hermanos 28.08.17

Op. Hermanos 28.08.17

Op. Hermanos 28.08.17

Op. Hermanos 28.08.17


Fabiano Costa
Marcelo Meira
Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário