terça-feira, 27 de maio de 2014

Idade avançada de índia gera discussão nas redes sociais


Certidão de Nascimento de Dona Pedra / Foto: Sandro Medeiros - Portela Online

A idade de uma indígena virou alvo de discussão nas redes sociais após ser noticiado o seu falecimento ocorrido na madrugada desta terça-feira, 27 de maio, em Tenente Portela. Dona Pedra Bento faleceu às 4h da manhã no Hospital Santo Antônio, aos quase 125 anos. Ela morava no Setor de Pedra Lisa, na Reserva Indígena do Guarita, em Tenente Portela.

A idade da indígena foi descoberta pelo do site Portela Online em meados de setembro de 2010, quando na época os documentos já registravam a idade de 121 anos de dona Pedra. O fato despertou a curiosidade da imprensa estadual.

Na época, diante da idade inusitada, a reportagem do site Portela Online foi até o cartório de Miraguaí onde dona Pedra foi registrada e solicitou uma cópia da Certidão de Nascimento da indígena. Segundo o documento emitido a nosso pedido em setembro de 2010, dona Pedra nasceu em 29 de junho de 1889 de acordo com um despacho datado do ano de 1986 da Juíza de Direito da Comarca de Tenente Portela, Exma Dra. Helena Cunha Vieira. Não há informações no documento em que a Juíza se baseou para registrar a indígena como nascida no século XIX.

Segundo familiares, o nome do Setor da Reserva Indígena do Guarita onde morava Dona Pedra, foi batizado em sua homenagem, ou seja, Pedra Lisa.

Dona Pedra teve quatro filhos e apenas um vive. Ficaram enlutados o filho, 20 netos, 60 bisnetos e 4 tataranetos.

   Dona Pedra morreu aos quase 125 anos segundo documento / Foto: Sandro Medeiros - Portela Online 

Fonte: Sandro Medeiros | Portela Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário