segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Leitura de nomes das vítimas da Kiss emociona em Santa Maria

Ato ecumênico começou após homenagem a cada um dos 242 mortos da tragédia

   Cada nome foi acompanhado da batida de um tambor na praça Saldanha Marinho
   Crédito: Tarsila Pereira / CP

Depois da série de homenagens e apresentações musicais terminarem, na Praça Saldanha Marinho, começou o ato ecumênico em homenagem às vítimas da Kiss no Centro de Santa Maria. O último ato da tarde foi a leitura de todos os nomes das 242 vítimas da tragédia. A cada citação, um bumbo e o silêncio emocionavam os presentes.

Às 20h, uma salva de aplausos acompanhou as badaladas dos sinos das igrejas locais e teve início a oração em tributo aos familiares e vítimas da tragédia. O ato ecumênico tem representantes das igrejas evangélica, luterana, episcopal e católica.

O comércio fechou mais cedo, em sua maioria por volta das 18h nesta segunda-feira em Santa Maria. A população se deslocou à praça para aguardar o ato ecumênico. No local, foram montados espaços de oração e um grupo distribui "abraços grátis" para inspirar a solidariedade.

Ainda na noite desse domingo, as silhuetas de 242 pessoas foram pintadas no asfalto em frente à fachada da boate. Uma faixa contra a impunidade foi pendurada no prédio pedindo a punição dos culpados pela tragédia – o número de indiciados pode aumentar, conforme a Polícia Civil.

Maior tragédia da história do Rio Grande do Sul, o incêndio na boate Kiss vitimou 242 pessoas na madrugada do dia 27 de janeiro de 2013. O fogo começou por volta das 2h30min, no Centro de Santa Maria e deixou mais de 620 feridos. Os jovens participavam de uma festa – chamada de Agromerados – organizada por estudantes do curso de Agronomia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

   Familiares se emocionaram no momento da leitura dos nomes de cada vítima. Foto Tarsila Pereira

Fonte: Danton Júnior/Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário