terça-feira, 29 de março de 2016

Cremers investiga cancelamento de consulta a filho de ex-secretária no RS

Ariane Leitão fez desabafo nas redes sociais após receber mensagem.
Vereadora suplente do PT acredita que motivo do cancelamento foi político.

   Vereadora suplente desabafou nas redes sociais
   (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA/Divulgação)

O Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers) vai investigar o caso de uma pediatra que negou atendimento a um menino de 1 ano em Porto Alegre. A profissional foi denunciada pela mãe da criança, a ex-secretária Estadual de Política para Mulheres Ariane Leitão.

Advogada, a vereadora suplente pelo PT em Porto Alegre desabafou nas redes sociais no dia 22 de março, após a médica decidir suspender a consulta do bebê pelo fato de a mãe dele “ser petista”. Segundo Ariane, a pediatra, cujo nome não foi revelado, enviou uma mensagem via Whatsapp no último dia 17, em que dizia que não atenderia mais o menino.

A denúncia foi protocolada no Cremers na segunda-feira (28). Uma sindicância será aberta para apurar o caso e ouvir as duas partes. Se confirmar que houve falta de ética, a sindicância pode evoluir para um processo, sujeito a punições. Caso contrário, pode ser arquivado.

Ariane Leitão foi titular da Secretaria Estadual de Política para Mulheres no governo de Tarso Genro (PT) e assumiu mandato na Câmara Municipal durante a licença-saúde do vereador Marcelo Sgarbossa (PT). Segundo ela, a pediatra atende pelo plano de saúde do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul  (IPERGS).

No texto publicado nas redes sociais, Ariane escreveu que foi surpreendida com a mensagem da pediatra. “Ela escreveu que estava declinando de maneira irrevogável de atender o Francisco, por eu ser petista! Justificando com ataques sua decisão! Pasmem!”.

“O que isso representa é o nível de demência que as pessoas estão chegando. Vale qualquer coisa, até atacar um bebê. Vale declinar de um atendimento profissional por questões políticas”, afirmou em entrevista ao G1.

Ela relatou, porém, que a médica sempre foi uma boa profissional e que não esperava a atitude. “Ela sempre foi muito atenciosa, uma ótima profissional. Não tenho nenhuma queixa sobre isso”, ponderou.

No Facebook, o texto tem quase mil compartilhamentos e gerou repercussão. “Não esperava essa reação das pessoas”, revela ela, que diz ainda que escreveu o desabafo pedindo indicações de outros pediatras que atendem pelo mesmo plano de saúde. “Ela puniu meu filho por eu ser petista. Agora vou precisar construir uma nova relação, com um novo profissional”, concluiu.


Do G1 RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário