Tremor em Santa Catarina teria sido causado por
placa tectônica Sul Americana | Foto: Prefeitura de Florianópolis / Divulgação
/ CP
O tremor que atingiu Santa Catarina na manhã desta sexta-feira 13 teria sido causado por
uma placa tectônica sul americana, informou a Defesa Civil catarinense. O órgão
divulgou um relatório feito pelos
Centro de Sismologia da Universidade de Brasília (UNB) e de São Paulo (USP)
para esclarecer a população catarinense sobre as origens dos tremores atípicos
que foram sentidos especialmente na Grande Florianópolis.
Segundo o documento, o sismo registrado com
magnitude de 3,6 graus na escala Richter foi causado por uma possível
acomodação da placa tectônica sul-americana, a qual se encontra localizada
entre outras placas, com destaque para as de Nazca e Africana, no contato oeste
e leste. O tremor epicentro na margem continental ocorreu com distância
aproximada de 35 quilômetros da costa de Santa Catarina.
Porém, a
Secretaria de Estado da Defesa Civil ainda apura maiores detalhes sobre o
ocorrido, afim de esclarecer informações precisas para comunidade científica e
civil, com a ajuda da instituição científica norte americana United States
Geological Survey (USGS).
O
órgão ressaltou também que eventos dessa natureza são atípicos para região sul
do Brasil e que o ocorrido de hoje corresponde ao de maior magnitude nos
últimos dois anos.
O sismo que atingiu Florianópolis, Palhoça, São
José, Brusque, Itajaí e cidades vizinhas deixou a Defesa Civil em alerta. O diretor do órgão, Luiz Eduardo Machado, relatou que o
tremor originou cerca de 40 ligações de moradores da ilha de Santa Catarina e
também do continente. Não houve relatos de danos estruturais em solo
catarinense.
Correio
do Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário