segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Andarilho que faz brinquedos a partir de garrafas PET vazias passa por Tenente Portela


   Trator Giratório é o que o andarilho artesão mais constrói / Foto: Sandro Medeiros - Portela Online

O andarilho e artesão Julmir da Silva, de 43 anos, usa a criatividade para ganhar seu sustento pelas cidades por onde passa. De rodoviária em rodoviária, de hotel em hotel, o andarilho percorre o Brasil a procura de garrafas pets vazias para construir brinquedos que revende ao preço de R$ 10,00.

Segundo o andarilho são necessárias 10 garrafas pets de 2 litros com tampa, além de borrachas para dinheiro, para construir um Trator Giratório, igual aos das fotos. Ele também constrói Bitrem, Trenzinho, Fórmula 1 e Ônibus. Estes precisam de outros materiais como por exemplo embalagens de amaciantes de 5 litros, embalagens de água sanitária e também de garrafas pets de 600ml.

Conforme o artesão um carrinho leva de 15 a 25 minutos para ser construído durante uma demonstração, mas quando está só o tempo cai para 8 minutos. "As pessoas perguntam muito", brinca.

Dizendo ser o Rei do Estilete, Julmir saiu da cidade de Blumenau - SC, onde nasceu, no ano de 2008, após perder tudo em decorrência das enchentes que assolaram o estado catarinense.

O artesão mostrou também que gosta de desafios. Antes de ir embora fez questão de nos mostrar que consegue equilibrar uma bicicleta de 10 marchas no queixo.





Fonte: Sandro Medeiros | Portela Online
Fotos: Sandro Medeiros

Confira a entrevista com o Andarilho, gravada na Praça Brasília nesta segunda-feira


Nenhum comentário:

Postar um comentário