Já não bastam as incertezas geradas pela pandemia de Covid-19, que causa
caos na saúde em algumas regiões e a quebradeira de empresas em outras, um novo
tipo de golpe está sendo aplicado por estelionatários.
O Guia Crissiumal recebeu nessa sexta-feira (17) a denúncia de uma
moradora de Crissiumal que recebeu uma ligação de um telefone 011, onde o
estelionatário se passou por funcionário da RGE, um cobrador, que relatou
que a moradora de Crissiumal estaria com dois recibos de luz em aberto, sem
pagamento, e que iria mandar novos pagamentos por e-mail, que deveriam ser
pagos urgentemente.
Porém, a crissiumalense sabia que as contas estavam pagas, os valores
não fechavam com os valores “cobrados” pelo golpista. Então, ela ligou
para a RGE e confirmou não ter débitos. Em Três Passos tentativas
semelhantes teriam acontecido, com pessoas recebendo boletos por e-mail também.
Fique atento às dicas da RGE para não cair em fraudes
A RGE, distribuidora da CPFL Energia, informa seus clientes sobre medidas
de segurança quando houver suspeitas de fraude ou estelionato, nas orientações
apresentadas a seguir:
Sobre a conta de Energia
• Além da sua conta de energia, a RGE também envia cartas informativas
que devem ser abertas e lidas pelo cliente;
• Em caso de conta suspeita, acesse o site www.rge-rs.com.br, realize
nova impressão ou a solicitação de envio da segunda via e efetue o pagamento da
fatura com o código de barras recém-emitido;
• Para sua comodidade, segurança e respeito ao meio ambiente, a
RGE disponibiliza o cadastro de sua conta por e-mail e débito automático em sua
conta bancária.
• Sobre contas por e-mail, é importante atentar-se a:
Você sempre será direcionado a um endereço seguro, que é
contadigital.cpfl.com.br. Esse link somente pode ser acessado através da
própria conta digital do cliente;
Sua conta de energia nunca é aberta diretamente ou enviada via anexo ou
direcionada para qualquer outro endereço que não seja contadigital.cpfl.com.br;
Em caso de dúvida, a orientação é de que os clientes procurem os canais
oficias de atendimento disponíveis em nosso site www.rge-rs.com.br.
Sobre contatos via telefone e e-mail
• A RGE alerta para a atuação de golpistas que utilizam o nome da
companhia ao ligar para os clientes e solicitar pagamento de boletos ou
depósitos bancários.
• Importante saber que ninguém do poder público ou judiciário está
autorizado a cobrar quaisquer valores por serviços elétricos de
responsabilidade da distribuidora. Os clientes são avisados previamente,
através da conta de energia, se estão com débitos em aberto.
• A RGE não realiza serviços que exijam depósito/transferência prévia em
conta bancária ou dinheiro em espécie. As cobranças são realizadas somente via
conta de energia.
• A RGE não realiza sorteios ou campanhas promocionais direcionadas a um
único cliente, sem comunicação prévia pelo site da companhia.
• A RGE ao confirmar dados, o faz somente com o objetivo fim de melhor
atendê-lo (e isto não inclui o pedido de eventuais senhas por parte deles ou de
valores financeiros). Sugerimos aos clientes manterem o seu cadastro atualizado
em nosso banco de dados.
• A RGE possui convênio com empresas que podem oferecer serviços a serem
cobrados via conta de energia, com autorização da Agência Nacional de Energia
Elétrica (ANEEL). No entanto, estas empresas parceiras não têm autorização da
RGE para solicitar qualquer tipo de pagamento antecipado à prestação de serviço
e fora de lançamento na fatura da unidade consumidora.
• Em situações suspeitas, a RGE orienta o cliente a não prosseguir com o
atendimento telefônico ou presencial. É essencial que o cliente entre em
contato com a central de relacionamento da empresa para esclarecer se há algum
serviço agendado.
Caso o cliente se sinta lesado, a RGE recomenda o imediato registro de
um Boletim de Ocorrência, a fim de que o caso seja apurado pelos órgãos
competentes.
Sobre o atendimento de eletricistas ou prestadores de serviço da RGE
• Os pagamentos referentes ao serviço de fornecimento de energia
elétrica são realizados exclusivamente via conta de energia. Sendo assim, não
há outra forma de cobrança, como depósitos/transferências ou pagamento em
dinheiro durante ou após atendimento, não importa qual seja o motivo.
• O acesso do colaborador ou prestador de serviço da RGE está restrito
ao medidor de energia elétrica.
• Em atendimento, todos os colaboradores e prestadores de serviço devem
usar uniforme-padrão com identificação da empresa, veículos igualmente
identificados e crachá com nome e foto.
Os clientes que receberem ligações suspeitas ou forem abordados por
essas pessoas devem entrar em contato com a RGE, pelo 0800 970 0900 ou pelos
canais digitais abaixo, para confirmar as informações ou até mesmo com a
Polícia.
Serviços Online
A RGE oferece vários serviços online. Conheça o site ou baixe o
aplicativo da CPFL Energia:
Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Guia Crissiumal
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