quarta-feira, 29 de abril de 2020

Coronel Bicaco: Nota de esclarecimento da Secretaria Municipal de Saúde



Tendo em vista áudio que circula na cidade, colocando em dúvida a veracidade do exame que identificou a ocorrência do primeiro caso da Covid-19 no Município, a Secretaria Municipal de Saúde, presta as seguintes informações
:
Desde a chegada do vírus ao País, Coronel Bicaco sempre se antecipou nas ações, por entender que a vida das pessoas deve ser resguardada, com absoluta prioridade.

As dotações orçamentárias criadas, tem o propósito de dedicar atendimento apropriado e diminuir os riscos de contaminação à população, bem como proteger aos profissionais de saúde, razão pela qual se implantou as tendas externas, o sistema de triagem com a contratação emergencial de médicos, enfermeiros e auxiliares.

Chegamos ao primeiro caso confirmado e contaminação aplicando todos os protocolos recomendados pelo Ministério da Saúde e Sec. de Saúde do Estado. Lamenta-se haver questionamento sobre a veracidade de um exame realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul – LACEN, onde participaram vários profissionais de saúde, que possuem um nome zelar, e justamente num momento em que o Covid-19 é uma realidade mundial.

Desta forma, com o devido consentimento do Centro de Operações de Emergência – COE, publicamos anexo os seguintes documentos:
– Exame do paciente infectado;
– Informativo da 15ª Coordenadoria de Saúde do dia 26/04.
– Mapa de casos no Estado, disponível e atualizado em: http://ti.saude.rs.gov.br/covid19/
– Relatório de gastos com a pandemia.
– Certidão do TCE sobre gastos com saúde em 2019.

Acrescenta-se que Coronel Bicaco investe pesadamente em Saúde chegando no ano de 2019 a 22,89%, quando o limite constitucional é de 15%. Salvo os itens descartáveis, os demais investimentos e despesas realizados, são atos transparentes e de consulta pública.

Quanto a rapidez na divulgação do exame, a informação que obtemos é que o Lacen se aprimorou e concentrou os trabalhos neste segmento, conseguindo produzir respostas mais rápidas com o profissionalismo exigido.

Convém ressaltar, que a ocorrência da Covid-19 não representa nenhum acréscimo às receitas municipais, muito pelo contrário, a perda de receitas por conta da queda nas atividades econômicas no mês de abril, está sendo superior a R$ 600.000,00 em relação ao mesmo período do ano passado.


Secretaria Municipal de Saúde de Coronel Bicaco – RS.
Observador Regional

Nenhum comentário:

Postar um comentário