sábado, 16 de junho de 2018

Na estrada há cinco anos, ciclista visita amigos em Santo Augusto

Sobre duas rodas percorre o Brasil e carrega histórias e a cultura dos 22 estados e distrito federal!


Emendar os dois Rios Grandes – do sul e do norte, esse era o sonho de Gilmar Edson de Azevedo ao sair de Ijuí, no dia 18 de fevereiro de 2013, com duas moedas, uma bicicleta e muita fé. Cinco anos e quatro meses depois, aos 58 anos, ele carrega bem mais na bagagem – fixada na magrela em baldes e cordas. Carrega as histórias e a cultura dos 22 estados e distrito federal, por onde passou. Histórias que ele conta, ricas em detalhes, e que quer reportar para um livro, para que sirvam de exemplo a todos. 

Na manhã ensolarada deste sábado, 16, “PINTO” como é conhecido, chegou até a Rádio Querência. Em Santo Augusto desde a noite de ontem, ele veio para visitar um dos melhores amigos, Leomar Barcelos, o Bicaco. Houve um desencontro, Bicaco está viajando, mas rever o filho do seu melhor amigo, “filar a bóia” e ainda uma estadia já valeu a viagem, disse ele sorridente. 

Próximo destino? Coronel Bicaco! Lá pretende rever uma amiga – mas que pelo brilho nos olhos deve ser bem mais que isso. Perguntei, e ele foi enfático “É o amor da minha vida, levo ela no coração”. 

Entre uma pedalada e outra, Gilmar conheceu muitas pessoas, e afirma com convicção, “as pessoas são bondosas sim, generosas e acolhedoras”. Percalços? Teve muitos, mas nada o desanimou. Ao contrário, cada pedra no caminho serviu como impulso. Sem relações com sua família, quem o guia é Deus “Ele faz acontecer às coisas na nossa vida”. 

Sua história é inspiração pura. Mas, mais do que isso, ele prova, na prática, os benefícios do esporte, “Não sou andarilho, sou ciclista [...] Com a minha trajetória provo que a atividade salva vidas, salvou a minha, eu trabalhava com construção civil e em sítios e fazendas, sofri um acidente de trabalho que resultou em problema no ciático e um enfarte, que deixou sequelas, mas superei tudo. Ciclismo é vida, é saúde”. 

Com um simples celular, onde houve rádio e confere as horas, Gilmar segue viagem, a espera de um prato de comida e um aperto de mão sincero. E sabe o que mais? Há dois anos Santo Augusto viaja com Gilmar pelos recantos do Brasil. Afinal, a bandeira que carrega na bike foi presente do ex-gerente da Corsan do município, que o presenteou na última passada por essas terras. “Quem sabe não consigo uma nova dessa vez?”, finaliza rindo. 

Ajuda!

Quem quiser colaborar com essa aventura, desde que seja "de coração", como ele mesmo diz, pode o procurar hoje pelo Centro de Santo Augusto. Itens para a bicicleta ou um chip de celular, são coisas que ele precisa.







Postado por: Maira Kempf
Rádio Querência
Fotos: RQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário