terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Ana Maria Braga revela ter câncer de pulmão

Terceiro diagnóstico da doença foi descoberto por acaso, em setembro

Apresentadora fez revelação durante programa matinal | Foto: YouTube / Reprodução / CP
   Apresentadora fez revelação durante programa matinal | Foto: YouTube / Reprodução / CP

Ícone da televisão brasileira, Ana Maria Braga surpreendeu os telespectadores do programa “Mais Você” na manhã desta segunda-feira. A apresentadora de 66 anos revelou que foi diagnosticada com câncer de pulmão no início de setembro e que a passou por uma cirurgia para remoção do tumor, detectado em estágio inicial, no mesmo mês em que foi descoberto. Ex-fumante, Ana Maria fez a revelação em tom de apelo e alerta sobre os riscos do cigarro.

A apresentadora contou que a decisão de tornar pública a doença não foi fácil, pois não estava em condições físicas e psicológicas para fazer o anúncio. “Preferi estar bem para poder falar com vocês como um alerta mesmo, para todo mundo que queira viver mais e com mais saúde. Eu fumei durante muitos anos, parei agora neste ano e numa circunstância terrível”, disse a apresentadora ao revelar a doença.

Em 1991, ela já havia feito tratamento para um câncer de pele e, em 2001, se submeteu à quimioterapia para tratar um tumor no reto, o que não foi necessário desta vez. Ana Maria contou que a doença foi diagnosticada por acaso e por pressão do companheiro Bill, que a incentivou a fazer exames para que ela começasse a praticar atividades físicas.

Uma tomografia revelou um tumor de seis milímetros no pulmão. “Eu poderia estar até hoje sem saber, você não tem dor, não há nenhum sintoma. Quando você vai se dar conta que você está com muita falta de ar, está com problema, já é tarde, o câncer já tomou todo o seu tórax, as vezes a pleura, chegando nas costelas", alertou.

A edição desta segunda-feira do “Mais Você” contou a participação dos três médicos envolvidos no tratamento de Ana Maria Braga. “Esse foi o seu tumor menos grave e poderia ter sido o mais grave de todos. Se você esperasse ter sintomas, teria centímetros e centímetros e a chance de cura cairia muito”, comentou o oncologista Antonio Carlos Buzaid. Ele ainda afirmou que a probabilidade de cura é próxima de 100%.

Mais tarde, pelo Twitter, a apresentadora agradeceu as mensagens que estava recebendo. "Gente, estou emocionada com o apoio de vocês. Agradeço muito e torço para que cada vez mais pessoas abandonem o vício do cigarro!", escreveu.


Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário