segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Parte de ponte desaba em Cachoeira do Sul

Cheia do rio Jacuí danificou estrutura no km 385 da BR 153

Parte de ponte desaba em Cachoeira do Sul | Foto: Dnit / Divulgação / CP
   Parte de ponte desaba em Cachoeira do Sul | Foto: Dnit / Divulgação / CP

Parte da ponte do km 385 da BR-153 em Cachoeira do Sul, no Centro do Estado, desabou em razão da cheia do rio Jacuí, na manhã desta segunda-feira. Não há qualquer previsão de quando a via poderá ser liberada. A travessia já havia sido interditada para o trânsito de veículos, na tarde de domingo, quando havia sido percebido o desgaste das cabeceiras. Agora, nem mesmo pedestres são autorizados a passar.

O rio atingiu o maior nível dos últimos 74 anos na cidade e começou a baixar, aos poucos, desde a madrugada. Moradores alertam, ainda, que a ponte Fandango, no acesso principal à cidade, também apresenta extensos sinais de desgaste. Apesar de a chuva não ter sido tão intensa na região, o escoamento das águas de rios da fronteira e metade Norte provocou a enchente.

Uma vistoria será realizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) para verificar a possibilidade de reforma ou, até, de necessidade de reconstrução de toda a ponte. O trecho nunca havia sido interditado antes. 

Por enquanto, a única alternativa de desvio no local é entrar no município de Rio Pardo. Para evitar a região, é possível fazer o trajeto entre a Capital e Cachoeira do Sul pelas BRs 290 e 448, ou pelas BRs 116 e 386, com entrada pela RST 287.


Rádio Guaíba
Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário