quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Uma carta especial para o Papai Noel

Correspondência foi escrita em nome de cinco crianças

Uma carta especial para o Papai Noel | Foto: Montagem sobre fotos de Paulo Nunes
   Uma carta especial para o Papai Noel | Foto: Montagem sobre fotos de Paulo Nunes

Papai Noel, escrevo esta carta para que não te esqueças de nenhuma criança que possa estar escondida em algum lugar distante. No Rio Grande do Sul, mais de 2 milhões de crianças te esperam neste Natal. Somente em Porto Alegre e na Região Metropolitana, são mais de 760 mil. Elas já escreveram cartinhas contando os sonhos que desejam realizar. Os pedidos são diversos, atravessam as mais duras barreiras, mas, no final, se encontram em uma matéria que não é bruta. 

Para te lembrar de todos os que contam contigo neste dia, meu bom velhinho, fui até o picadeiro do circo, subi o morro e cruzei a zona nobre da capital gaúcha. Algumas das casas não têm sequer espaço para pinheiros de Natal, tampouco chaminés, mas as crianças debaixo daqueles tetos, esperam por ti. As que não convivem com grandes problemas e vivem em locais espaçosos também querem muito te ver. Por favor, não esqueça de ninguém. 

O menino dos grandes quintais, Antonio Bartolo Neto, de 5 anos, já escolheu o seu presente de Natal, Papai Noel. A única incerteza é sobre o endereço a ser entregue, pois a família dele já pode ter deixado o terreno na avenida Juca Batista, na zona Sul, onde o Circo Rakmer Espetacular foi assentado há cerca de um mês. 

Debaixo da grande lona azul, com os pés sobre o tapete vermelho do picadeiro, ele carrega sonhos de Natal como qualquer criança da sua idade. Ele representa a mais recente das oito gerações de circenses da família. O grande desejo é te encontrar no picadeiro, em volta da grande mesa posta tradicionalmente nos natais, dentro do circo, quando o local é fechado para a ceia. “As pessoas ficam felizes com o Papai Noel”, diz. Ele deseja ganhar também uma flecha, para treinar no arco e flecha com a irmã Camila, de 18 anos. Enquanto te espera, ele brinca no trapézio e se enrola no tecido. 

Ceia igual à do pai 

O menino Thyago Campos Fernandes, de 6 anos, ainda não te conhece, Papai Noel. Ele mora em um terreno estreito, no bairro Aberta dos Morros, na zona Sul de Porto Alegre. Ele tem seis irmãos: Laura, de 3 anos, Maria Eduarda, de 9, Hyago, 13, Evelin, com 14, Kevin, 16, e Lucas, de 18. 

O menino ainda se recupera da morte do pai, falecido recentemente. Seu herói morreu no mês de novembro de 2013. Os dois últimos natais foram os mais tristes que a família já viveu. Thyago quer ter uma ceia, igual à que tinha quando o pai era vivo. Para isso, pediu frutas para montar a mesa do Natal. 

Dessa forma, ele tenta voltar no tempo, quando a família era completa. Ele te espera sentado à mesa e te imagina todo de vermelho. Vem logo Papai Noel e entra pela porta da frente. Thyago quer muito te conhecer. 

Emprego para a mãe 


A pequena Maria Eduarda Soares Bomfim, de 4 anos, quer te contar um segredo, Papai Noel. “Eu sou esperta”, diz. Ela fala também que foi boazinha em 2015 e quer ganhar um presente especial. Ela utiliza toda a franqueza para anunciar o que deseja: “Um emprego para a minha mãe”.

O que ela quer dizer, na verdade, Papai Noel, é que deseja ganhar uma televisão. “Se a minha mãe ganhar um emprego, ela vai comprar uma TV para eu assistir aos desenhos”. Maria Eduarda alerta que não tem chaminé na sua casa, localizada nos fundos de outra moradia, encravada no bairro Aberta dos Morros, na zona Sul de Porto Alegre. “Pode entrar pela janela”, observa.

Segundo ela, a janela é enorme. Vai dar para chegares trazendo uma bicicleta no saco de presentes para ela “ir pedalando até a creche, todos os dias”. Como agradecimento, promete deixar um lanche sob a árvore de Natal. A menina lembra que a mãe está desempregada há 12 meses. Será que consegues também resolver este problema? 

Um Natal para todos 

No outro lado da cidade, Tiago Reginatto Fetzer Caetano, de 8 anos, te espera na sacada de um apartamento confortável em um condomínio no bairro Auxiliadora, na zona Leste da Capital. Ele quer celebrar o Natal junto do irmão Diogo, de nove anos, e de toda a família com um presente especial. 

O menino já foi para a Disney, nos Estados Unidos, o paraíso de qualquer criança. Ele também já ganhou vários presentes. Nesse ano, porém, o pedido vem do coração: “Quero que todas as crianças ganhem presente”.
 
O menino, meu bom velhinho, quer te encontrar “após a badalada do sino”. Ele ainda quer ganhar um iPhone para conversar com os amigos da escola. Mas não esqueça, Papai Noel. O som dos sinos, que anuncia a sua chegada, deve ecoar em todos os lares da Capital. Não desaponte Tiago. 

Alegria para família 

Gustavo de Moraes Capri, de 7 anos, está acostumado a ganhar vários presentes no Natal. Ele até fez uma lista com os pedidos. Em um papel, anotou as dez coisas que deseja ganhar e fez uma seleção do que é mais importante. “Uma bicicleta sem rodinhas é o que mais quero”, conta o menino, que já se julga corajoso suficiente para desbravar o parque sem apoios no brinquedo.

Mas a lista não representa os únicos desejos de Gustavo. Ele tem um outro pedido especial, Papai Noel. Quer que a alegria reine em seu lar. Para realizar os sonhos desta criança, terás que te esforçar para desbravar um edifício no bairro Tristeza e alcançar a grande árvore decorada com bolas coloridas. Neste ano, ele adotou uma criança carente e já entregou o presente. A alma do Natal está com ele. Papai Noel, seja generoso.


Jézica Bruno
Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário