quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Operação Campo Seguro é deflagrada no combate ao furto abigeato no Estado


Operação Campo Seguro
   Operação Campo Seguro - Foto: Polícia Civil

A Polícia Civil, por meio da Força Tarefa de Combate aos Crimes Rurais e Abigeato, deflagrou na manhã desta quinta-feira (31) a Operação Campo Seguro no combate aos crimes de furto abigeato. Foram cumpridas 10 ordens judiciais em quatro cidades do Estado do Rio Grande do Sul. Na ação, que contou com o apoio da Brigada Militar, Vigilância Sanitária Municipal de Dom Pedrito e Inspetoria Veterinária de Dom Pedrito, quatro pessoas foram presas, aproximadamente 300 quilos de alimentos impróprios para o consumo humano foram apreendidos e quatro bovinos foram recuperados.

Segundo os delegados Cristiano Ribeiro Ritta e André de Matos Mendes a operação visa desarticular três quadrilhas de abigeato e uma de assaltos a propriedades rurais que, juntas, causaram enorme prejuízo aos produtores. As ações estão sendo realizadas nas cidades de Pelotas, Rosário do Sul, Pinheiro Machado e Dom Pedrito. Em Rosário do Sul uma equipe da Força Tarefa inspecionou animais bovinos em uma propriedade rural utilizada por uma quadrilha de abigeatários. “No local quatro vacas furtadas foram recuperadas. Os responsáveis pelo estabelecimento já estavam presos por conta de outro abigeato”, contam os delegados.

Na cidade de Dom Pedrito foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão, sendo dois em residências pertencentes a um homem investigado por abigeato e cinco mandados em estabelecimentos comerciais. “Em um dos estabelecimentos foram apreendidos 300 quilos de alimentos impróprios para o consumo humano e o proprietário foi autuado em flagrante delito”, acrescentam Ritta e Mendes. As buscas realizadas em Dom Pedrito contaram com apoio da Vigilância Sanitária Municipal e Inspetoria Veterinária.

Em Pelotas foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva decretados pelo Poder Judiciário da comarca de Caçapava do Sul, contra indivíduos daquela cidade que realizaram diversos furtos de gado na região de Caçapava. “Os dois suspeitos já estavam recolhidos ao sistema prisional, sendo novamente presos em razão das preventivas decretadas”, relatam os delegados. Um integrante de uma quadrilha responsável por assaltar propriedades rurais foi preso temporariamente em Pelotas. “Os policiais diligenciaram na cidade de Pinheiro Machado para prender o suspeito, mas ele foi encontrado e capturado em Pelotas”, complementam os Ritta e Mendes.


Fonte: FT/Abigeato
Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário