quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Santo Augusto: Representantes da SICOMTUR falam sobre ações de 2014




Estiveram hoje, 10, nas dependências da Rádio Querência a Secretária de Indústria Comércio Trabalho e Turismo (SICOMTUR) Emília T. Gottert e a Diretora de Divisão Kátia Lacorte. A entrevista, que é um seguimento do roteiro que está sendo executado nesta semana com os secretários municipais, tem por objetivo a exposição das atividades executadas ao longo do ano.

A SICOMTUR, segundo Emília é incumbida “por promover e incentivar o desenvolvimento da indústria e comércio em geral, bem como a prestação de serviços do município através de programas e projetos que visam modernizar e capacitar essas empresas, além de fomentar e incentivar o turismo local”.

São responsáveis por esses quatro seguimentos, de suma importância para o município, quatro servidores, sendo um para cada setor. Na linha da indústria, ao longo do ano, foram desenvolvidas algumas atividades como: reuniões do Conselho municipal da Indústria Agroindústria Ciência e Tecnologia (CMIAT), onde foram discutidas demandas e leis referentes a indústrias e comércio, também foi licitada a rede elétrica do Distrito Industrial, que será imposta posteriormente. Além de vários cursos que visaram aquecer e preencher o mercado, como o curso de corte e costura industrial que visou suprir uma necessidade nesse setor dentro do município.

Ainda em relação ao setor da Indústria e Comércio, houve uma parceria com o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), onde foram realizadas capacitações que envolveram cursos e palestras, todas gratuitas para a comunidade.  Ainda, em parceria com o SEBRAE, esteve no município à unidade móvel desta instituição, que objetivou sanar dúvidas e trazer informações para os pequenos empreendedores. 

Em relação ao setor do trabalho, o SINE teve a maior demanda, sendo pelo encaminhamento do seguro desemprego, atualização de cadastro, atendimentos do IPE, entre outras questões administrativas.  A carteirinha do artesão também é realizada por esse setor, sendo também a renovação e a carimbagem de notas fiscais, para que as pessoas que queiram vender seus produtos o façam com legalidade. 

No setor do turismo, um dos quesitos comentados na entrevista foi em relação à revitalização do Cemitério dos Degolados, este que é um dos pontos turísticos do município, que atualmente está sobre esquecimento.  Para mudar essa realidade, foi lançado um edital e uma empresa de Três Passos irá realizar obras de revitalização neste espaço.

Para finalizar, houve alguns apontamentos referentes à EXPOFESA (Exposição Feira de Santo Augusto), esta que terá sua próxima edição em novembro de 2015.  A sucessão comercial será responsável pela organização do evento. 

Amanhã, a partir das 08h30min, haverá entrevista com o Secretário Municipal de Saúde, Solon Pannebecker.

Dpto. Jornalismo RQ
Postado por: Maira Kempf

Nenhum comentário:

Postar um comentário