quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Tenente Portela alerta a população dos riscos de dengue, Febre Chikungunya e Zika vírus



Diante dos números alarmantes de casos de dengue, febre Chikungunya e Zika vírus em nosso país, o município de Tenente Portela alerta a população para redobrar os cuidados com pátios e quintais; sabemos que o mosquito Aedes aegypti, conhecido como mosquito da dengue, é transmissor destas doenças, e o mesmo se procria em águas paradas. 

Embora o município não registrou nenhum caso destas doenças até o momento, devemos estar sempre atentos, pois foram encontrados aproximadamente 180 focos do mosquito da dengue em Tenente Portela ao longo de 2015, principalmente em recipientes de coleta de água de chuva, como caixas de água, baldes, bacias, tonéis, e em bebedouros de animais domésticos, pratos de vasos de plantas, pneus, e lixos, etc. Pedimos que a população verifique periodicamente seus pátios para ver se não existe algum recipiente que acumule água de chuva, lavar semanalmente os bebedouros dos animais domésticos, colocar areia ou eliminar o prato do vaso das plantas, limpar calhas, manter os pneus em locais cobertos, vedar bem os recipientes de armazenamento de águas da chuva, fazer o tratamento adequado às piscinas, dar destino adequado ao lixo, não depositando o mesmo no fundo dos quintais, terrenos baldios ou nas margens das rodovias.

No mês de novembro, foi realizado o LIRAa (levantamento de índice rápido de Aedes Aegypti) em Tenente Portela, onde é feito uma pesquisa por amostragem, com este levantamento realizado ficamos em médio risco, sendo o ponto mais crítico a região do Alto Portela onde foram encontrados maior número de focos do mosquito da dengue em relação a outras regiões da cidade. A falta de cuidados no armazenamento de águas de chuvas nesta região é uma das causas do grande número de focos do Aedes. 

Todo cidadão precisa fazer sua parte; os cuidados são simples, por isto, cada um de nós precisa reservar uns minutinhos na semana, e dar uma olhada nos pátios, verificando se não existe nada que possa servir de criadouro de mosquitos, todos precisam se mobilizar contra a dengue, Zika vírus e febre Chikungunya, evitando que estes doenças cheguem até o nosso município. 

O mosquito da dengue ataca principalmente durante o dia, primeiras horas da manhã e no final da tarde e também prefere locais sombreados, recomenda-se o uso contínuo de repelente; se tiver febre alta, dor nas articulações, dor de cabeça manchas vermelhas pelo corpo, náuseas e vômitos, etc., sempre procure orientações médica, evitando sempre a automedicação. Os sintomas da dengue, febre Chikungunya e ZiKa vírus, são semelhantes, por este motivo, sempre procure um médico quando apresentar um ou mais destes sintomas.


Fonte: Portela Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário