terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Criação do curso de Agronomia no Campus Santo Augusto é aprovada pelo Consup




Na quinta e última reunião de 2015 do Conselho Superior, realizada na última quinta e sexta-feira, foi aprovada a implantação do curso superior de Agronomia no Instituto Federal Farroupilha - Campus Santo Augusto. O curso deve iniciar suas atividades em 2017.

Segundo parecer da Comissão de Análise de Projeto de Criação de Curso (PCC), a principal justificativa para criação está fundamentada na característica agrícola predominantemente do município, fator que representa a possibilidade de verticalização do ensino no eixo de Recursos Naturais e o desenvolvimento da região.

Entenda o processo de criação de curso

A criação dos cursos do IF Farroupilha se dá por meio das seguintes etapas: (1) preparação pela DPDI do Campus e encaminhamento de pedido de criação de curso ao Diretor(a) Geral; (2) aceitação do pedido pelo(a) Diretor(a) Geral e pelo Colegiado de Campus; (3) constituição da Comissão de Elaboração de PCC; e, por fim, elaboração e encaminhamento do PCC à Secretaria do Conselho Superior.

Para ser aprovado, os objetivos do curso devem apresentar compatibilidade com os objetivos e finalidade do IF Farroupilha (de acordo com a Lei n° 11.892/08 e demais), com os eixos tecnológicos ofertados no Campus, com a verticalização do ensino e com as demandas do arranjo produtivo regional. Além disso, deve ser comprovada a disponibilidade efetiva de pessoal (docentes e TAEs) e as devidas condições de infraestrutura física. No caso do curso de Agronomia do Campus Santo Augusto, o parecer técnico informa que o corpo técnico-administrativo efetivo atual é suficiente para o funcionamento do curso após sua consolidação, mas deve ser complementado.

Atendidas essas exigências, é constituída a Comissão de Elaboração de PCC, que deve justificar a necessidade, pertinência e a relevância da criação do curso no IF Farroupilha e no Campus. Concluído o PCC, a comissão apresenta ao Colegiado de Campus para apreciação da matéria, que por sua vez encaminha ao(a)Diretor(a) Geral o processo. Por fim, o processo é encaminhado ao Conselho Superior da instituição.


Fonte: Assessoria de Comunicação da Reitoria - ASCOM
Postado por: Maira Kempf
Rádio Querência

Nenhum comentário:

Postar um comentário