sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Após ação judicial, portelense recebe “pílula do câncer” da USP


   Composto químico chegou através dos Correios / Foto: Sandro Medeiros - Portela Online

Um paciente de Tenente Portela diagnosticado com câncer no intestino recebeu nesta semana da Universidade do Estado de São Paulo, o composto químico de Fosfoetanolamina, conhecido como “pílula do câncer”, que segundo os pesquisadores combate a doença com mais eficiência e sem efeitos colaterais. 

As pílulas de cor branca e azul, em quantidade o suficiente para 30 dias de tratamento, chegaram através de Sedex a cobrar dentro de um envelope, embaladas num saco plástico sem qualquer tipo de identificação. O destinatário precisou pagar apenas R$ 13,00 do seguro da mercadoria.

O fornecimento foi possível após o paciente ter ingressado na justiça alegando ser portador de Neoplasia maligna do cólon com lesão invasiva, sendo que o tratamento por ele realizado não vem trazendo melhoras ao seu quadro e que com o uso da substância, mesmo que experimental, poderá ter uma sobrevida e melhora na qualidade de vida, tendo em vista que sofre com fortes dores por todo o corpo.

De acordo com os pesquisadores, o composto é um marcador que ajuda a deixar a célula cancerosa mais visível para o sistema imunológico combate-la. 

A decisão da justiça pelo fornecimento de Fosfoetanolamina já ocorreu em outras cidades do estado, mas o recebimento do composto é inédito na região.

No estado de São Paulo, Desembargadores do Tribunal de Justiça suspenderam a entrega da Fosfoetanolamina sintética após recurso interposto pelo Estado de São Paulo, que argumentou que a substância tem efeitos desconhecidos nos seres humanos, não é considerada um medicamento, não possui o registro necessário perante a autoridade sanitária competente e que sua distribuição poderia acarretar graves consequências para os pacientes. 


Fonte: Sandro Medeiros | Portela Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário