quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Frederico Westphalen: candidatos não vão mais visitar o interior de residências

Decisão ocorreu em reunião com integrantes da Secretaria de Saúde, Ministério Público, candidatos à prefeitura e representantes dos partidos


FOTOS - Márcia Sarmento


Em virtude da preocupação da equipe do Posto de Saúde da Unidade Ayres com a possibilidade de um segundo pico nos casos de coronavírus em Frederico Westphalen – até a terça, 3, eram 30 pessoas com a doença ativa –, foi convocada uma reunião no Ministério Público do município, contando com a participação de integrantes da Secretaria de Saúde; do promotor de Justiça, João Pedro Togni; dos candidatos à prefeitura e representantes dos partidos.


O objetivo foi estabelecer, por meio de um acordo, medidas de proteção para evitar o contágio com o coronavírus, já que durante a campanha eleitoral, está ocorrendo visitação às residências, aglomerações e algumas denúncias pontuais de que, durante o contato, não estão sendo respeitadas as regras de etiqueta sanitária, como uso de máscara e álcool em gel, bem como visitas a pessoas que integram o grupo de risco.


Segundo a enfermeira Julia Moura, o número de atendimentos na Unidade Ayres aumentou. Nos últimos dias foram mais de 50 casos positivos no município, o que leva a uma preocupação de um segundo pico da contaminação pela doença. “Recebemos muitas denúncias relacionadas à campanha eleitoral, sobre a visitação nas residências, sobre a falta do uso das máscaras e agloremarações. Então pensamos que é a hora dos candidatos mostrarem bom senso, responsabilidade para com a população”, destacou.  


Para o promotor, o momento é de que os protocolos sanitários sejam respeitados. “Não queremos impedir a campanha eleitoral, mas é fundamental que os candidatos, que são formadores de opinião, deem o exemplo e, inclusive, orientem o cidadão. Não podemos descuidar dessas questões que são do interesse de todos. O objetivo é que sejam construídos, em conjunto, alguns parâmetros, a partir de um acordo para evitar as aglomerações e, se houver contato, que sejam respeitados os cuidados sanitários”, frisou Togni.


O que ficou decidido


Por unanimidade, os candidatos e representantes dos partidos acordaram não realizar mais visitas no interior das residências. Fica somente permitido até ao portão ou calçada. Além disso, é obrigatório o uso, tanto pelos candidatos como pelas pessoas que trabalham na campanha, o uso de máscara e álcool em gel. Também ficou definido que não serão realizadas carreatas no município.



Publicado por: Márcia Sarmento

Folha do Noroeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário