sexta-feira, 27 de novembro de 2020

História de superação e otimismo

Keila Almeida, 20 anos, venceu a leucemia e compartilha um pouco dessa trajetória de motivação e fé


FOTO - Arquivo Pessoal


Na semana em que é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer Infantil, uma história de superação é motivo de alegria não só para a família e a jovem moradora de Lageado Bonito, em Frederico Westphalen, como também para quem, na época, acompanhou um pouco dessa história. Keila Almeida, 20 anos, faz parte das estatísticas positivas da doença. Em 2014, ela teve o diagnóstico de leucemia, um tipo de câncer que afeta as células sanguíneas, quando começou sua batalha pela vida.


– No meio do ano, fui perdendo peso. Não queria sair de casa e nem do colégio. No dia 1º de janeiro de 2015 eu desmaiei e foi quando começou minha nova rotina de vida. Fiz exames e descobri que estava com leucemia linfoide aguda. No dia 27 de janeiro de 2015, já estava no Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo. Fiquei 37 dias internada, vim para casa por três dias e logo voltei de novo –, recorda.


A rotina da quimioterapia não foi fácil. Keila precisava se deslocar a Passo Fundo toda a semana. Perdeu todo o cabelo por duas vezes. Depois de seis meses teve uma recidiva e teve que ir a Porto Alegre para avaliação visando o transplante de medula, o que não foi necessário. “Essa realidade mudou totalmente a minha vida. Foi uma fase diferente. A gente perde o chão, o sentido de tudo. Sofre um abalo psicológico incalculável. E a minha vida passou a ser praticamente em Passo Fundo”.


Para poder fazer o tratamento, ela deixou de estudar. Não podia sair com os amigos, mudou totalmente a alimentação e teve que se dedicar de corpo e alma a sua saúde. “Passar pela doença foi uma lição de vida. Mudou o meu jeito de ser, passei a ver a vida de outra forma. Me senti, por alguns momentos, excluída por algumas pessoas e foi por isso que me fiz mais forte, vivendo com mais fé em Deus e coragem para enfrentar os desafios. Hoje sou muito mais feliz”, conta.


Hoje Keila tem 20 anos


Surpresa mais que especial

O tratamento para curar a leucemia trouxe mudanças na vida da Keila, e também uma surpresa. No dia 21 de outubro de 2016, voluntários do Hospital São Vicente de Paulo, por meio do Projeto Cinderela, organizaram um baile de debutantes para as pacientes de 14 e 15 anos em tratamento oncológico na instituição.


Com direito a vestido de debutante, maquiagem e todo os preparativos para o tão sonhado baile ela, ao lado dos pais, Neusa e Antonio de Almeida, e das amigas que também passavam por tratamento, viveram dois sonhos de meninas: o debu e a presença de um cantor famoso, o sertanejo Luan Santana. “Não imaginava, foi uma surpresa mesmo. Eu sou fã do Luan Santana e quando vi ele entrando no salão, fui tomada de uma emoção muito grande”.

Mensagem para quem está em tratamento

Para quem está enfrentando um problema semelhante, Keila pede para que sigam firmes e fortes. “Com Deus, tudo se pode, ainda mais quando se tem fé e pessoas que nos apoiam. Eu só tenho a agradecer, a Deus, em primeiro lugar por ter vencido essa batalha; a minha família, que sempre esteve no meu lado me dando força para seguir em frente; a todos os voluntários do Hospital São Vicente de Paulo; aos médicos Pablo Santiago, Marcelo Cunha e Caroline Fincato, enfim, a todo a equipe do hospital e do projeto Cinderela e as minhas eternas guerreiras Geane, Maiara, Ariely e Eduarda pelos momentos incríveis que passamos juntas. Hoje em dia só restam saudades, minhas eternas princesas que brilham lá no céu”, finaliza Keila.


Publicado por: Márcia Sarmento

Folha do Noroeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário