Cineasta
é conhecido por ser o pai do terror nacional
Morreu, aos 83 anos, o cineasta José Mojica Marins, o Zé do
Caixão, nesta quarta-feira, em São Paulo. Ele estava internado no hospital
Sancta Maggiore devido a uma broncopneumonia. Sua morte foi confirmada pela sua
filha Liz Marins ao jornal Folha de São Paulo.
Zé do Caixão foi considerado o mestre do terror no cinema
brasileiro, tendo a sua obra como referência internacional para o gênero. Além
de diretor, foi ator e roteirista de cinema e televisão. O cineasta também já
trabalhou com outros estilos como faroeste, dramas e filmes da pornochanchada,
gênero brasileiro famoso na década de 1970. Inicialmente desprezado pela
crítica nacional, os seus longas começaram a ser valorizados no circuito
internacional quando começaram a ser considerados "cult".
Marins nasceu em São Paulo, em 13 de março de 1936. Os pais,
de origem espanhola, eram artistas de circo. Sempre adorou gibis e filmes. O
pai chegou a ser gerente de cinema, o que permitiu ao garoto desenvolver o
imaginário no escurinho do cinema. Aos 12 anos, ganhou um câmera. Nunca mais
parou de filmar. Alguns de seus filmes artesanais chegaram a ser exibidos para
plateias pagantes, o que cobria os gastos de "produção".
Aos 17 anos, fundou a Companhia Cinematográfica Atlas.
Recrutando atores que testava com insetos e outros bichos, descobriu que sua
vocação estava no terror escatológico. Aventura, faroeste, drama. José Mojica
Marins fez de tudo, ao longo de sua carreira como ator e diretor. Mas foi o
terror que lhe deu fama. É um daqueles casos em que o personagem sobrepujou o
autor.
Zé do Caixão no Brasil, Coffin Joe nos EUA. Quem não conhece
a sinistra figura de unhas longas e encurvadas? Mesmo quando seus filmes
deixaram de fazer sucesso - o último, o mais bem produzido de sua carreira,
ficou abaixo da expectativa -, a aura permaneceu intacta. As pessoas ainda o
paravam na rua, queriam tirar fotos, pediam autógrafos.
Em 1958, lançou seu western caboclo, "A Sina do
Aventureiro". Seis anos mais tarde, surgiu "Meu Destino em Tuas
Mãos", que segue as aventuras de cinco crianças que caem, na estrada,
fugindo dos pais. O líder do grupo canta, e o filme segue a vertente aberta
pelo chamado rouxinol de ouro, o ator mirim espanhol Joselito, que cantava como
ninguém. Em 1963, finalmente, foi a vez de "À Meia-Noite Levarei Sua
Alma".
Repetidas vezes, Marins contou a história da gênese de Zé do
Caixão. O personagem foi criado por ele em 11 de outubro de 1963. Marins
sonhara, terrível pesadelo, com um vulto que o arrastava para o vulto.
Procurando reproduzir sua aflição, ele criou Zé do Caixão e lhe deu esse nome
baseado, segundo dizia, na lenda de um ser que viveu há milhões de anos na
Terra e que se transformou em luz, voltando, como luz, muito tempo depois, ao
planeta de origem.
O detalhe curioso é que Marins não ficou satisfeito com a
própria voz. Ele intuía que Zé do Caixão precisava de um timbre especial. Assim
como tem data de nascimento, o personagem teve um dublador - Laércio Laurelli,
que dublava um ator italiano então popular, Mario Carotenuto. A crítica caiu matando,
e assim prosseguiu nos filmes seguintes.
O público encampou Zé do Caixão. O reconhecimento começou no
exterior, mesmo que Glauber Rocha, um ícone do cinema do País, tenha sido
pioneiro ao reconhecer que alguma coisa havia naquele Zé do Caixão.
Josefel Zanatas é o verdadeiro nome do personagem. Amoral e
niilista, ele exerce a função de agente funerário. É um descrente obsessivo que
não crê em Deus nem no Diabo, mas se considera superior aos outros e busca a
mulher perfeita para conceber o filho perfeito. Essa perfeição nunca é física -
é um conceito mental.
Para a visualização de Zanatas/Zé do Caixão, Marins
inspirou-se em Max Schenk, protagonista de "Nosferatu", de F. W.
Murnau, de 1922. O personagem seguiu aparecendo em "Esta Noite Encarnarei no
Teu Cadáver", "O Estranho Mundo de Zé do Caixão", "Trilogia
do Terror" e "O Despertar da Besta".
Em 2008, e com ajuda de amigos, concluiu a trilogia iniciada
com "À Meia-Noite Levarei Sua Alma" e que teve prosseguimento com
"Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver". "A Encarnação do
Demônio" teve orçamento de R$ 1 milhão, o mais elevado de um filme de Zé
do Caixão, que teve direito a figurinos chiques, criados pelo estilista
Alexandre Herchcovitch. Marins foi convidado para o Festival de Veneza e
apresentou seu filme - claro - à meia-noite.
Apesar da fama, ele nunca ganhou muito dinheiro com o terror.
Virou figura folclórica, enveredou por diversos gêneros (até pornô). Apresentou
o "Cine Trash" na TV Bandeirantes, comandou "O Estranho Mundo de
Zé do Caixão "no Canal Brasil.
Muitos estudiosos avaliam que José Mojica Marins não foi
apenas um nome visceral do cinema brasileiro mais popular. Por seus métodos de
produção e pelas ligações na Boca do Lixo, ele também teria sido decisivo para
a eclosão do cinema marginal.
Entre seus últimos trabalhos estão os longas
"Carniçal" (2013), "Mal Passado" (2013) e "As Fábulas
Negras" (2015).
Por
Correio do Povo e AE
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