quarta-feira, 2 de junho de 2021

Nível de ocupação das UTIs na região novamente se aproxima do limite

Número crescente de casos ativos de coronavírus atinge praticamente todos os municípios


Taxa de ocupação dos leitos de UTI está no limite (Foto: Arquivo)


O agravamento da pandemia de coronavírus preocupa a região Covid Palmeira das Missões, que possui quatro hospitais de referência em termos de leitos de UTI.


As cidades de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões apresentam um alto número de casos ativos de Covid-19 neste momento. Em Frederico são 233 pessoas com o vírus ativo e 434 pessoas recomendadas a cumprir isolamento domiciliar. Em Palmeira das Missões, neste momento são 435 casos ativos de coronavírus, sendo que 33 pacientes estão hospitalizados.


A UTI do Hospital Divina Providência, em Frederico, está com 12 pacientes internados. Em leitos clínicos, são nove pessoas. Na última segunda-feira, foram confirmados mais três óbitos no HDP por Covid, totalizando 106.


Segundo o presidente do HDP, Jaime Vitalli, dos 15 leitos de UTI, 12 estão ocupados neste momento. Ele demonstra preocupação com o aumento no número de casos no município e nas cidades próximas, elevando o risco de lotação.


A UTI do Hospital de Caridade de Três Passos, que possui dez leitos disponíveis, até o final da tarde de ontem estava com todos os leitos ocupados, sendo que cinco pacientes estão sendo atendidos em razão da Covid-19: três pacientes de Três Passos, além de um paciente de Campo Novo e um de Boa Vista das Missões.


Em Tenente Portela, a UTI do Hospital Santo Antônio está atendendo acima de sua capacidade neste momento. São 16 pacientes sendo atendidos na unidade de terapia intensiva, sendo dois pacientes de Tenente Portela e 14 pacientes oriundos de outros municípios da região. Em leitos clínicos, são 11 pacientes internados. Tenente Portela está com 71 casos ativos de Covid-19 e 17 pacientes que aguardam resultado laboratorial.


A Prefeitura de Palmeira das Missões publicou, ontem à noite, um novo decreto que determina a aplicação de medidas sanitárias mais duras em virtude do agravamento da pandemia de covid-19 no município. O documento também reitera o estado de calamidade pública, de acordo com o Decreto Estadual n.º 55.882 de 15 de maio de 2021.


Fica vedado o funcionamento do comércio não essencial, e indústria, atendimento ao público, bem como permanência de funcionários no local, das 20h do dia 02 até ás 5h da manhã do dia 09 de junho.


O Hospital Vida & Saúde de Santa Rosa continua na busca de médicos para o Ambulatório da Unidade Dom Bosco Especializada em Problemas Respiratórios e Covid-19. As equipes têm enfrentado dificuldades no fechamento de escalas de plantão. Em nota, a direção do hospital destaca que a inserção imediata de mais profissionais se faz necessária em função do aumento do número de atendimentos, principalmente durante o mês de maio. A Unidade Bom Bosco tem 35 leitos de UTI e 20 para internação, específicos para a Covid-19. Há apenas duas vagas na UTI.


Fonte: Rádio Alto Uruguai

Nenhum comentário:

Postar um comentário