sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Mutirão de combate à dengue reúne agentes de saúde em Humaitá

Após confirmação de caso de dengue em município vizinho, agentes de saúde estão dando reforço para a equipe de endemias em Humaitá para prevenir casos na cidade.

   (Imagem: Divulgação)

Diante do caso de dengue que atingiu o município vizinho de Sede Nova, a prefeitura de Humaitá, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza a partir desta sexta-feira, 31, um mutirão de prevenção ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Agentes comunitários de saúde se uniram aos agentes epidemiológicos e estão nas ruas desde o início da manhã; a ação não tem data para se encerrar, mas estima-se que dure até uma semana. Ao todo, 13 profissionais devem estar envolvidos na ação, que percorre todos os imóveis da cidade.

O prefeito Fernando Wegmann destacou a importância do mutirão. “Prevenir é a melhor forma de evitar. Sabemos que a dengue é uma doença grave, os riscos para a saúde são grandes, e a necessidade de agir, ainda que preventivamente, é urgente”, enfatizou o gestor.

O Secretário Municipal de Saúde, Gilberto Knorst, faz o alerta. “A dengue pode levar a óbito. Mesmo não tendo nenhum caso confirmado ainda em Humaitá, o sinal de alerta já está acionado para todos os moradores daqui também. Sede Nova é do nosso lado, estamos muito próximos, e mantemos uma relação muito estreita com o município vizinho. A mesma preocupação que já tomou conta de Sede Nova, agora serve também para Humaitá. O risco é enorme, a preocupação de cada cidadão também deve ser”, adverte.

Qualquer local que possa juntar água limpa e parada é um foco do mosquito Aedes aegypti: pratos de vasos de plantas, caixas d’água mal tampadas, latas, garrafas, plásticos, cacos, pneus, piscinas sem tratamento da água, calhas, entre outros. O perigo maior é em casa. Calcula-se que 90% dos focos do mosquito sejam domésticos.

A Secretaria de Saúde de Humaitá faz um alerta, principalmente, para caixas d’água que são usadas para recolhimento de água da chuva; e pede para que as pessoas as desativem excepcionalmente neste período. Quem quiser denunciar focos, solicitar visita dos agentes e tirar dúvidas sobre a doença pode ligar para o posto de saúde de Humaitá: 3525-1190.


Fonte: Com informações de Dieison Engroff/Assessoria de Comunicação da prefeitura de Humaitá

Nenhum comentário:

Postar um comentário