sábado, 30 de janeiro de 2021

Novilha sobreviveu depois de ser arrastada pela água do Rio Lajeado Grande por mais de 7 quilômetros no interior de Crissiumal

Fato ocorreu durante a enxurrada dessa quinta-feira


Foto: créditos para Lilian Schroter, especial para o Guia Crissiumal


Nessa quinta-feira (28) os rios da região tiveram crescidas consideráveis em virtude dos mais de 150mm de chuva que caíram. Não é comum, mas durante enxurradas como essa, em algumas oportunidades, animais de propriedades das margens dos rios são arrastados pela água. Geralmente os desfechos são tristes, com animais mortos, como já aconteceu em anos recentes nos rios Reúno e Lajeado Grande.

Nessa sexta-feira chegou ao Guia Crissiumal uma história de superação de um animal, que teve que nadar por mais de sete quilômetros no Rio Lajeado Grande para sobreviver.


Uma novilha de 02 anos, prenha de 02 meses, foi arrastada pelo Rio Lajeado Grande em Linha Concórdia e conseguiu sair da água em uma propriedade rural de Esquina Butiá.


O Guia Crissiumal conversou com Valéria Pothin, esposa de Romildo Pothin, proprietária da novilha, que destacou que quando ia prender seus animais na tarde da quinta-feira percebeu a falta do animal. Seguiu seus rastros, que acabavam no barrando do rio, onde havia marcas de que ela havia deslizado e caído na água. Então ela contou a história a sua filha Ivete Pothin Mallmann, que reside em Nova Santa Rita. Como tem muitos amigos em Crissiumal, Ivete postou a história no facebook, sendo que imediatamente Jair e Lilian Schroter, moradores de Esquina Butiá entraram em contato informando que uma novilha teria aparecido em uma propriedade vizinha, de Elemar Stamm.


Jair e Lilian fotografaram a novilha e encaminharam a foto a Valéria, que imediatamente a reconheceu.


Na manhã dessa sexta o animal foi levado de volta a Linha Concórdia, sem nenhuma lesão, para felicidade de Valéria e Romildo Pothin.


Foto: Leila Ruver / Guia Crissiumal




Fonte: Guia Crissiumal


Postado: Clécio Marcos Bender Ruver

Nenhum comentário:

Postar um comentário