Polícia Civil gaúcha
divulga Anuário de 2021
A Polícia Civil divulgou, nesta sexta-feira (01), o seu Anuário
de 2021. Este importante registro tem o objetivo de informar à sociedade sobre os feitos, realizações e inovações da
Instituição alcançadas em 2021, bem como trazer os resultados de trabalho
da Polícia Civil gaúcha. Além da materialização e compilação de dados e
informações, o ano de 2021 marcou os 180 anos da Polícia Civil (celebrado em 03
de dezembro), o que torna esse Anuário ainda mais especial.
Em razão deste momento histórico, a revitalização do Palácio da Polícia e o lançamento do Selo dos 180 anos da PCRS estão imortalizados neste registro. Importantes eventos ocorridos nos meses de novembro e dezembro na Serra gaúcha, alusivos aos 180 anos da Polícia Civil também estão registrados. Dentre eles estão o Encontro Nacional dos Diretores de Departamentos de Homicídios do Brasil para uniformização da investigação e combate aos crimes de homicídio, o X Seminário da Polícia Civil e o Encontro Nacional dos Chefes de Polícia de todo o País.
Com mais de 50 páginas, o Anuário de 2021 traça retrospectivas de centenas de operações policiais que foram deflagradas no combate à criminalidade, ensejando um aumento no número de apreensões de armas de fogo, drogas e diminuição nos índices criminais.
O ano de 2021 foi um ano atípico, ainda dentro de um cenário de pandemia mundial. Dessa forma, muitas das reuniões de trabalho e inaugurações foram realizadas de forma virtual, com uso de novas tecnologias implementadas pela Polícia Civil recentemente. Ao longo do ano as medidas sanitárias de isolamento e distanciamento foram sendo flexibilizadas, permitindo a realização presencial dos eventos.
Em abril foi realizada a campanha de vacinação dos policiais contra a COVID-19 na Capital, região metropolitana e interior do Estado para a 1ª dose. Em junho ocorreu a campanha para a 2ª dose da vacina. Com este feito, que contemplou uma classe profissional prioritária, que diuturnamente está em contato com a população no cumprir de sua missão de servir e proteger a sociedade gaúcha, a Instituição vacinou quase que a totalidade dos servidores policiais civis da ativa.
Outra marca da Polícia Civil em 2021, foi o enfoque especial dado no combate à violência doméstica. O plantão da Delegacia da Mulher na Capital (Deam) foi amplamente reformado, permitindo o registro dos flagrantes na própria Delegacia. Também foram realizadas inaugurações de 30 novas Salas das Margaridas em todo o Estado, totalizando, no final do ano de 2021, 50 Salas especializadas no atendimento às mulheres. Já o programa PC por Elas foi lançado focando as mulheres vítimas de violência doméstica e o programa PC Alerta foi reformulado e ampliado, atendendo agora clientes do sistema IOS.
Os animais também estiveram entre as prioridades para a instituição. Exemplo disso foi o lançamento dos cartórios da Delegacia de Polícia Amiga dos animais, permitindo uma investigação especializada no combate aos crimes de maus-tratos e crueldade contra animais.
Quer saber mais sobre os resultados alcançados do trabalho da Polícia Civil em 2021? Acesse o Anuário 2021 da Polícia Civil gaúcha em anexo.
Anuário 2021 (.pdf 8,13 MBytes)
Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul
Nenhum comentário:
Postar um comentário