A agricultura evolui a cada ano, visando otimizar a produção e diminuir a necessidade da mão de obra no campo. Seja através da revolução das máquinas, dos defensivos químicos ou dos equipamentos digitais, o agro é um dos setores hoje com mais tecnologia quando se fala em produção.
Um dos destaques na Expodireto é a chegada de drones para aplicar defensivos nas lavouras. A Uirapuru conversou com o Maicon Argenton, representando a empresa CJI, que oferece os drones. Maicon explicou que o drone é semelhante aos que conhecemos usados para imagens, mas de um porte e tecnologia muito maior. O equipamento tem duas versões e vem da China, com distribuição no Brasil. O equipamento pode pulverizar até 150 hectares por dia, usando tanques de 10 e 30 litros de defensivos.
O drone pode ser operado a até 1.5km de distância, pairando no ar a 3 metros e cobrindo 9 metros de lavoura com defensivos por vez. Na prática a grande vantagem está na diminuição de plantas amassadas por um trator convencional neste processo. Também o produtor pode ficar distante, protegido dentro de um veículo, sem estar exposto aos defensivos. O investimento inicial é de R$215 mil Reais e o equipamento tem baterias para até 1000 ciclos de carga e descarga em sua vida útil. Com isso o investimento pode retornar ao produtor rapidamente, pois ele não perderá plantas na pulverização.
Por Mateus Miotto
Rádio Uirapuru | Passo Fundo
Nenhum comentário:
Postar um comentário