terça-feira, 22 de setembro de 2020

Operação Infiltrados é deflagrada no Vale dos Sinos em combate a roubos de carga


Operação Infiltrados é deflagrada no Vale dos Sinos em combate a roubos de carga


Nesta terça-feira (22), a Polícia Civil deflagrou a Operação Infiltrados, nos municípios de São Leopoldo, Cachoeirinha e Novo Hamburgo. A operação se refere a investigações desenvolvidas sobre um roubo de carga ocorrido na BR-116, em 07 de agosto de 2020, nos limites do município de Barra do Ribeiro.

Aproximadamente 30 policiais civis cumpriram dois mandados de prisões preventivas e três de prisões temporárias, além de cinco mandados de busca e apreensão, todas deferidas pelo Poder Judiciário de Barra do Ribeiro. Dois homens foram presos nesta manhã durante a ação.

Conforme se apurou, dois indivíduos, tripulando um veículo VW/Virtus, abordaram o caminhão na rodovia e, mediante grave ameaça exercida com arma de fogo, obrigaram o caminhão a parar, sendo rendidos o motorista e dois ajudantes. A dupla então subtraiu parte da carga de eletrônicos, em especial celulares e notebooks, sendo que, após, trancaram as vítimas no baú do caminhão.

Durante a investigação, foram obtidas imagens de câmeras de segurança que mostram um indivíduo abandonando o veículo utilizado no crime, adentrando em um veículo GM/Corsa, e evadindo-se do local.

A partir dos depoimentos prestados, das imagens e outras informações, os policiais conseguiram esclarecer a autoria do crime, constatando que estes mesmos indivíduos, utilizando o mesmo veículo GM/Corsa para fuga, praticaram um roubo a uma loja na cidade de São Jerônimo, em dezembro de 2019, de onde subtraíram aparelhos de telefone celular. Ainda, identificou-se a possível participação do motorista e um dos ajudantes na prática criminosa, haja vista que mentiram em seus depoimentos (fatos comprovados por imagens obtidas e pelo depoimento do outro ajudante, este condizente com os demais elementos de prova), arrolando características físicas falsas dos indivíduos, bem como que estariam utilizando toucas ninja (o que afastaria a possibilidade de reconhecimento).

O delegado Alexandre Luiz Fleck ressalta que a possível participação de motoristas para a prática de roubo de cargas é prática que, embora muitas vezes de difícil comprovação, sempre mereceu especial atenção da Especializada, dada a especial reprovabilidade da conduta que, além de concorrer de maneira decisiva para a consumação do crime, ainda auxilia sobremaneira na impunidade daqueles que o praticaram.

Maiores informações podem ser verificadas com a Delegacia de Repressão ao Roubo e Furto de Cargas (DRFC), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), delegado Alexandre Fleck.

Disque-Denúncia – 0800 510 2828


Jorge Felipe

Taís Haussen

Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário