A Equipe da Vigilância Ambiental da Secretaria
Municipal de Saúde — SMS no período de 10 à 14 de Janeiro, realizou o LIRA
(Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti), o índice ficou em 2%, ou
seja, o município está classificado como médio risco pra uma epidemia de dengue.
O LIRA consistem em um método simplificado para obtenção rápida de indicadores entomológico e permite conhecer a distribuição do vetor Aedes aegypti.
O Sistema LIRAa/LIA auxilia as análises entomológicas e fornece informações sobre índices Predial (% de imóveis positivos, Breteau % de depósitos positivos) e de tipo de recipiente (tipo de depósito positivos, predominante), com vistas na otimização e direcionamento das ações de controle de vetor, facilita a delimitação de áreas de risco entomológico, permite a avaliação de metodologias de controle além de contribuir para as atividades de comunicação e mobilização por meio de ampla divulgação dos resultados dos índices para os parceiro internos e externos (população).
Neste levantamento, os profissionais coletaram seis Tubitos de larvas, destes, cinco deram positivos pra o Aedes e um deu negativo, foram vistoriados 244 imóveis, em 25 quarteirões. O LIRAa é feito a cada três meses, não sendo vistoriados todos os imóveis da região, sendo intercalados, uma casa e pula a outra, ou seja, o levantamento é feito em 50% dos imóveis daquela região.
A SMS pede atenção, assim como nos casos de covid-19, para que a população fique atenta também aos casos de dengue no nosso município, fazendo a limpeza adequada dos pátios e terrenos.
Secretaria
Municipal de Saúde – SMS
Prefeitura
Municipal de Santo Augusto
Nenhum comentário:
Postar um comentário