quinta-feira, 1 de abril de 2021

Representante fala sobre fim da campanha de João Emanuel


Emoção foi incontida durante a live gincaneira da semana passada (Crédito: Reprodução)


*Felipe Faleiro


Lindolfo Collor – Nesta quinta-feira, a partir das 20 horas, o Diário entrevista Simone Luisa Schilling, de Lindolfo Collor, que esteve desde o começo na ação em benefício de João Emanuel Rasch Schropfer. Ela comenta a respeito dos principais pontos da mobilização e como foi atuar neste período todo em prol do menino. É ao vivo, no Facebook ODIARIONET.

João Emanuel atingiu seu objetivo, que era de obter o medicamento Zolgensma. Brevemente, ele fará o tratamento no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, e poderá alcançar a tão sonhada cura. Houve, desde o começo, a mobilização de uma legião de voluntários, concentrados em que o menino obtivesse o valor tão almejado a tempo.

O menino, morador de Lindolfo Collor, completa dois anos no dia 29 de julho. Mas a intenção, desde o começo é que se buscasse o valor, a princípio de R$ 12 milhões, até o final de abril, já que há um tempo para que o tratamento seja efetivamente aplicado e haja a internação do menino na unidade de saúde.

A força de quem se engajou de forma espontânea no tempo em que a campanha foi realizada, se mostrou fundamental para o sucesso da mesma. Por meio de rifas, vendas de produtos, arrecadação de materiais, pedágios solidários – quando possível, em razão da pandemia –, publicações em redes sociais e até a mobilização de famosos, uma verdadeira rede tornou o sonho possível.

Ato final – Efetivamente, a campanha está encerrada, e o “Dia Z”, da aplicação do Zolgensma, vai acontecer. Quando? Até o fechamento desta edição, ainda não era possível dizer. Mas, o que está em andamento em benefício de João Emanuel, poderá também beneficiar outras crianças com atrofia muscular espinhal (AME), segundo divulgado pelos próprios organizadores.

Uma delas é a rifa de oito prêmios, cujo principal foi uma motocicleta Honda Biz. A vencedora foi Bianca Schmitz, da Feliz. O ato final da campanha foi realizado na live gincaneira da última sexta-feira, que também comemorou os 29 anos de Lindolfo Collor. Lá, houve o sorteio do automóvel Renault Kwid, um dos maiores prêmios já disponibilizados em prol de João.

Em primeiro lugar, é uma gratidão enorme a Deus, que colocou tanta gente no caminho do João, e depois, aos voluntários que tornaram isto possível”, reconheceu, na semana passada, Édio Schropfer, pai de João, em declaração exclusiva ao Diário. Ele, assim como a mãe do menino, Luciana Rasch, sabe como a ação tomou proporções talvez inimagináveis no começo de tudo.

Simone Schilling é representante da campanha (Crédito: Arquivo pessoal)


O valor final arrecadado pela campanha

Um dos grandes mistérios que haviam até então, foi o valor efetivamente alcançado por João Emanuel. Foram, segundo a organização, R$ 10,9 milhões, saldo suficiente para a compra do Zolgensma, considerado o remédio mais caro do mundo. O preço, portanto, é menor do que o que havia sido projetado no início, o que representou, de certa forma, nova vitória para o menino.

Até o prefeito de Lindolfo Collor, Gaspar Behne, se manifestou, em comunicado junto da família. “Queremos agradecer e parabenizar a todos os envolvidos nessa grande campanha, que conseguimos arrecadar o valor tão esperado do tratamento de João Emanuel. Juntos somos mais fortes”. A grande mobilização em torno do menino mostra que, sim, ele está correto.


O DIÁRIO.NET

Nenhum comentário:

Postar um comentário