quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Frederico tem focos do mosquito da dengue e um caso suspeito notificado

     A 19º Coordenadoria Regional da Saúde (CRS) informou, através do médico veterinário da entidade Mauro Dorneles, que em virtude do surgimento de quatro focos do mosquito da dengue em nossa região, foi encaminhado aos 28 municípios que compõem a 19ª CRS, na região Celeiro e do Alto Uruguai, um oficio para que seja intensificando junto as Secretarias da Saúde dos municípios, o combate ao mosquito da dengue.
     De acordo com Dorneles, essa notificação busca a intensificação das ações de combate ao mosquito, principalmente em Frederico Westphalen, Seberi, Três Passos e Tenente Portela, municípios onde foram encontrados foco do Aedes aegypti.
     Dorneles destacou ainda que em Frederico já foram encontrados entre Janeiro e Fevereiro 10 focos do mosquito da Dengue. Segundo ele dia 2 de março, haverá curso de capacitação dos agentes de combate a dengue de Frederico Westphalen. A partir de então a capacitação será expandida para toda a regional com datas a serem marcadas.
     Em outros municípios do estado como é o caso de São Luis Gonzaga, a situação é mais grave, com casos confirmados da doença. O médico veterinário da 19° Mauro Dorneles, informou ainda que profissionais da nossa coordenadoria serão deslocados para ajudar nas ações em São Luiz Gonzaga.
 
    Já na nossa região, segundo Mauro, há um caso que foi notificado ontem aqui em Frederico. Trata-se de um paciente que veio do Rio de Janeiro com todos os sintomas. Amostras de sangue já foram coletadas e encaminhadas ao laboratório central do estado, que deve enviar o resultado na próxima semana. Há também uma notificação no município de Tiradentes do Sul, conforme explica Dorneles.
     Terça feira a 19º CRS esteve em Três Passos, para um trabalho de conscientização junto a Secretaria de Saúde municipal. Alem dos 10 focos encontrados em Frederico, foram encontrados 7 focos em Três Passos. 
     Seberi, durante estes dois meses do ano, não foi constatado nenhum foco, sendo que no ano de 2010 foram confirmados alguns. Até o momento nenhum caso de dengue foi confirmado nos municípios de abrangência da 19° coordenadoria, porem focos do mosquito foram encontrados e casos suspeitos notificados.
Fonte: Rádio Comunitária FM 97.9 - FW

Nenhum comentário:

Postar um comentário