quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Amapá: Governador Waldez suspende em todo o Estado as atividades de campanha política que gerem aglomeração

Suspensão faz parte de novas medidas para contenção do novo coronavírus e passam a vigorar a partir desta quarta-feira, 28 de outubro.


O anúncio foi feito nesta terça-feira, 27, durante coletiva com o prefeito de Macapá, Clécio Luís.

Foto: Márcio Pinheiro/Secom


terça, 27 de outubro de 2020 - 22:00h


Para conter o aumento de novos casos do novo coronavírus no Amapá e reduzir os riscos de transmissão da doença, o governador Waldez Góes estabeleceu, em decreto, novas medidas de restrições, entre elas a suspensão de atividades políticas de campanha eleitoral e serviços públicos não essenciais em todo o estado. O anúncio foi feito nesta terça-feira, 27, durante coletiva com o prefeito de Macapá, Clécio Luís.

As medidas são necessárias, já que na última semana o comportamento da pandemia mudou e foi registrado um rápido crescimento na hospitalização, com taxa de ocupação dos leitos em 66,40% e 114 internações de pessoas infectadas.  De acordo com o governador, com estes dados, é preciso seguir as orientações do Comitê Técnico Científico e adotar medidas para a contenção do vírus.

“Isso se confirmou no relatório desta semana, estamos na classificação de risco vermelho e por isso adotamos essas medidas. Baixei um decreto com as regras gerais e os municípios deverão seguir, como Macapá está fazendo", informou o chefe do executivo estadual.

Ficam suspensas por sete dias, a partir do dia 28 de outubro, quaisquer atividades políticas de campanha para majoritária e proporcional, de pessoas em ambientes públicos ou privados, como caminhadas, bandeiradas, reuniões e adesivaços, como medida para diminuir a circulação de pessoas e manter o distanciamento social.

No serviço público ficam suspensas as atividades não essenciais. Já no setor privado haverá redução no horário de funcionamento do comércio e suspensão de algumas atividades, como em clubes de recreação, bares, boates, teatros, casas de espetáculos, casas de shows, centros culturais, balneários públicos e privados com acesso ao público, clubes sociais e similares.

“O número de pessoas que procuram as UBSs aumentou, a taxa de transmissão também. Então adotamos medidas mais intensas e contamos com a colaboração da população para que tenhamos resultados”, disse o prefeito de Macapá, Clécio Luís.

O decreto também estabelece horário para circulação de pessoas em praças, calçadas e logradouros públicos, até 21 horas. Todos os municípios devem seguir as orientações gerais do decreto estadual e regular as medidas com o decreto municipal.

Medidas já adotadas

Ao identificar o aumento de casos, o Governo do Estado do Amapá dobrou o número de leitos para atendimento de pessoas com covid-19. Nesta terça-feira, 27, mais 18 leitos foram ativados. Foi intensificada as fiscalizações para garantir que as medidas de prevenção e segurança sejam cumpridas, como o uso de máscaras e o distanciamento social.

Novos casos

O boletim de agora traz 235 novos casos confirmados, sendo 95 em Macapá, 88 em Tartarugalzinho, 27 em Santana, 8 em Mazagão, 7 em Vitória do Jari, 5 em Oiapoque, 2 em Laranjal do Jari, 1 em Calçoene, 1 em Ferreira Gomes e 1 em Serra do Navio.


Por Anne Santos

Governo do Estado do Amapá

Nenhum comentário:

Postar um comentário