sábado, 16 de junho de 2018

Polícia Civil deflagra megaoperação contra golpistas em Passo Fundo

A ação foi denominada "Operação Pólis" e cumpre 127 mandados de busca e apreensão

   Créditos: Divulgação

No início da manhã deste sábado (16), a Polícia Civil deflagrou uma megaoperação, denominada "Operação Pólis", para prender estelionatários em Passo Fundo.

São mais de 430 policiais, entre agentes e delegados, de diversas regiões do estado, que estão cumprindo 127 mandados de busca e apreensão na cidade. Inclusive, um helicóptero é usado na ação, além de 140 viaturas, contando com o auxílio do Gabinete de Inteligência e Assuntos Estratégios - GIE e da Divisão de Apoio Aéreo da Polícia Civil.

As investigações estiveram a cargo dos agentes da DEFREC e Delegacia Regional, coordenados pelos delegados Adroaldo Schenkel e Diogo Ferreira. Elas tiveram início em maio de 2015, após a verificação que diversos veículos envolvidos na prática do conto do bilhete utilizados por indivíduos de Passo Fundo eram emplacados em outras cidades. O Chefe da Polícia Civil no RS, Delegado Emerson Wendt, acompanha a operação.

O golpe

A ação do conto do bilhete consiste em simulação (teatral) que envolve vários autores, visando rápido lucro financeiro com a ação criminosa. Por vezes, a vítima acaba percebendo o golpe no curso da ação e tenta desistir, então é roubada, sofrendo a ação com emprego da violência, mesmo que psicológica. O estelionato, na modalidade de Conto do Bilhete Premiado, é uma prática bastante antiga e vem desde a velha loteria esportiva.

Segundo informações da Polícia Civil, Passo Fundo é considerada destaque neste tipo de crime, sendo berço de quadrilhas especializadas que raramente aplicam este golpe apenas na cidade. Os membros das quadrilhas viajam por todo o RS, SC, PR, inclusive SP e MG.

Em Passo Fundo, ainda de acordo com a Polícia Civil, as quadrilhas se organizam, treinam o “teatro”, organizam os grupos para as incursões, adquirem/alugam carros e, posteriormente, para cá remetem os valores (contas de parentes ou laranjas).

Vários bens também são adquiridos de forma a ocultar a origem, integrando patrimônio incompatível com suas rendas lícitas. São movimentados altos valores na aquisição de jóias caríssimas, bens imóveis e móveis de expressivo valor, tudo com a utilização de recursos financeiros oriundos da atividade criminosa. 

A investigação da Polícia Civil identificou o esquema voltado especialmente para a prática de simulação de propriedades em nome de terceiros.

Coletiva de Imprensa

Às 9h30, uma coletiva de imprensa foi realizada na Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas – DEFREC, onde diversos carros apreendidos estão no entorno, nos fundos da Gare.

Segundo os agentes que coordenam a ação, está é a maior operação em termos de policiais e cumprimento de mandados em Passo Fundo no ano, e tem como finalidade social, combater a organização criminosa que vem prejudicando pessoas em 4 estados.

Durante a ação, duas pessoas foram presas em flagrante. A identidade delas não foi revelada.

De acordo com o delegado Adroaldo Schenkel, a ação de hoje é o passo inicial da operação. Com base no que foi apreendido, outra grande investigação será feita e, na sequência das próximas fases, poderá trazer mais prisões.

A equipe de Repórteres da Rádio Uirapuru realizou toda a cobertura da "Operação Pólis" desde às 5h da madrugada.


























Fonte: Rádio Uirapuru | Passo Fundo
Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário