quarta-feira, 25 de abril de 2018

Passo Fundo: Presidente do Sindicato dos Comerciários afirma que negociação com a Havan teve início somente nesta semana



   Créditos: Divulgação

Com o objetivo de resolver o impasse envolvendo a empresa Havan e o Sindicato dos Comerciários, uma reunião foi realizada na tarde desta terça-feira (24) na Câmara de Vereadores, com a presença de parlamentares e sindicalistas. A abertura das lojas em quase todos os dias do ano, com exceção do Natal, Ano Novo e Dia do Trabalhador, é requisito para que a Rede Havan se instale em Passo Fundo, o que vem gerando polêmica.

Na última semana, com a presença de 180 comerciários, foi aprovado o calendário que determina o fechamento do comércio e varejo em sete feriados, contrariando o pedido da Havan. Na Rádio Uirapuru, o presidente do Sindicato dos Comerciários, Tarciel da Silva, explicou que a entidade somente foi procurada pela empresa na última segunda-feira (23). Afirmou que o Sindicato não tem poder algum para decidir se empresa deve ou não vir para o município. Tarciel explicou que a empresa deve sim procurar o Sindilojas, que representa os empresários, e apresentar uma proposta a ele, no papel, assinada e formalizada. Reafirmou que até o momento nenhuma proposta foi apresentada oficialmente pela empresa, diferente do que o advogado da empresa disse na última semana na Uirapuru.

Na ocasião o advogado da Rede, José Melo de Freitas havia informado que as negociações já estavam acontecendo há pelo menos 15 dias. Tarciel citou ainda o exemplo do Passo Fundo Shopping, onde 200 empresas devem se instalar e em nenhum momento algum tipo de empecilho foi criado, a legislação foi cumprida. Lembrou que grandes lojas locais sempre obedeceram as leis e seguem operando e gerando emprego.

O presidente afirmou que o sindicato é totalmente favorável a vinda da empresa e a criação de emprego, contudo exige que a legislação acordada em assembleia e convenção seja obedecida. Para Tarciel, a Havan está ganhando muito com mídia gratuita enquanto o assunto se prolonga e nada oficial é negociado.


Fonte: Rádio Uirapuru | Passo Fundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário