sábado, 21 de abril de 2018

Lideranças humaitenses vão exigir mudanças no trevo do CITEGEM

Em reunião, o prefeito, vereadores e pessoas da comunidade planejaram ações para pressionar as autoridades.

   Acidente registrado ontem vitimou uma pessoa e deixou duas feridas (Foto: Vinícius Araújo/RAU)

Após o grave acidente registrado ontem no trevo de acesso a Humaitá, pessoas da comunidade, juntamente com vereadores e o prefeito Fernando Wegmann, se reuniram no gabinete do prefeito. O encontro, realizado na tarde de ontem, teve como objetivo planejar novas ações a fim de exigir mudanças no trevo de entroncamento da BR 468 com a ERS 207.

Lideranças políticas têm pressionado o DNIT e a Secretaria Estadual dos Transportes desde o início do ano. Ofícios assinados pelo prefeito e pelos vereadores humaitenses foram entregues ao Secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, e à superintendência do DNIT em Cruz Alta, além de audiências mantidas diretamente com as autoridades competentes.

Comunidade quer a instalação de lombadas eletrônicas ou uma rótula

As lideranças sugeriram a instalação de duas lombadas eletrônicas no trevo. A resposta do analista em infraestrutura de transportes, José Antônio Santana Echeverria, que trabalha junto ao DNIT de Cruz Alta, foi de que o departamento não tem previsão de alterar o trevo ou de instalar um controlador de velocidade no local. A informação consta em ofício assinado no dia 8 de março.

Com base nas estatísticas de acidentes, segundo o analista, foi decidido instalar quebra-molas nas alças do trevo. A maioria das colisões são do tipo transversal, ou seja, quando um veículo bate de frente na lateral de outro. Com os quebra-molas o objetivo é obrigar os motoristas a desenvolverem baixa velocidade antes de atravessar a BR 468.

O entendimento das lideranças humaitenses, presentes no encontro de ontem, é de que os quebra-molas não surtiram efeito e, por isso, irão se mobilizar para exigir outras providências. Uma alternativa de menor custo, segundo o prefeito Fernando, seria a instalação de uma rotatória.

Manifestação deve ser organizada

Uma manifestação deve ser organizada no trevo, possivelmente na próxima semana, com bloqueio do trânsito. O assunto também esteve na pauta de uma reunião realizada na manhã de hoje na sede da Amuceleiro, com a presença de prefeitos da região. A intenção é mobilizar toda a região em torno do problema. Deputados estaduais e federais também estão sendo acionados.

Segundo levantamento repassado pela PRF, somente no ano passado foram registrados 10 acidentes no local. Sete ocorreram entre outubro e dezembro. Envolveram-se 17 veículos. Uma pessoa morreu, uma ficou gravemente ferida, 21 levemente feridas e 10 saíram ilesas. Neste ano já foram pelo menos três acidentes no trevo de acesso a Humaitá, sendo o último com uma vítima fatal e duas feridas.


Fonte: Rádio Alto Uruguai

Nenhum comentário:

Postar um comentário