sábado, 21 de abril de 2018

IFFar – Campus Santo Augusto realiza Aula Magna da 1ª turma do Bacharelado em Agronomia


   Diretora Geral Verlaine Gerlach

O IFFar – Campus Santo Augusto realizou na noite de ontem, dia 19 de abril, a Aula Magna da 1ª turma do curso superior de Bacharelado em Agronomia, ministrada pelo Dr. José Eloir Denardin, com o tema “O papel do agrônomo na diversidade de ações requeridas pelo agronegócio”.

Participaram da solenidade, o Pró-Reitor de Ensino do IFFar, Edison Brito, que representou a Reitora Carla Comerlato Jardim no ato; a Diretora Geral Verlaine Denize Brasil Gerlach; o deputado federal Jerônimo Goergen; o Deputado Estadual e ex-Secretário Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo; o prefeito de Santo Augusto; Naldo Wiegert; a Coordenadora do Bacharelado em Agronomia, professora Drª. Edna Nunes Gonçalves, bem como alunos, servidores e demais autoridades convidadas.

José Eloir Denardin atualmente é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), lotado na Embrapa Trigo, em Passo Fundo, onde atua em Agricultura Conservacionista. É representante da Embrapa na Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha. Foi agraciado com o Prêmio Nacional por Excelência da Embrapa e, na área do conhecimento em que desenvolve suas atividades como pesquisador, foi homenageado em 12 oportunidades, seja pela coordenação de projetos de expressivo impacto na agricultura, seja pela adaptação, pelo aprimoramento e pelo desenvolvimento de tecnologias inovadoras na ciência da Conservação do Solo.

Desde que o IFFar - Campus Santo Augusto foi criado, há dez anos, com o objetivo de oferecer cursos gratuitos e de qualidade para Santo Augusto e região, existia o desejo da população, de que a instituição pudesse ofertar o curso superior de Agronomia. Foram anos de expectativa e incertezas, mas sempre com a esperança de que um dia esse sonho se tornaria realidade.

Segundo a coordenadora do curso, professor Edna, em um mundo que precisará ampliar significativamente a produção de alimentos, fibras e energia renovável nas próximas décadas, para acompanhar o crescimento da população, o trabalho do engenheiro agrônomo, assim como das demais categorias técnicas que atuam na orientação e assistência aos produtores, se torna verdadeiramente indispensável, principalmente na nossa região que é essencialmente agrícola.

Para a diretora geral, Verlaine, o Bacharelado em Agronomia é um curso que vem ratificar a proposta de verticalização dos cursos técnicos da instituição para cursos de graduação, já que há quase 10 anos a instituição oferece o curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio. “A implementação deste curso superior atende à demanda dos mais variados setores, e consolida a participação do IFFar – Campus Santo Augusto no processo de desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional”.

Verlaine destaca que a Aula Magna do curso representa um grande avanço para toda a comunidade, mas também é a linha limítrofe entre o final de uma trajetória e o início de outra. “Sabemos que esta semente que lançamos no solo e que germinou, irá dar frutos, e tal qual em uma lavoura, devemos estar sempre atentos, trabalhando para mantê-la saudável e produtiva”.








   Júlio Gerlach tocando o hino Rio grandense.


por Ascom Santo Augusto
Fonte e Fotos: IFFar – Campus Santo Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário