quinta-feira, 22 de março de 2018

Operação apreende 40 toneladas de sucata automotiva em Rio Pardo



Indivíduo preso em estabelecimento irregular de Rio Pardo possuia antecedentes criminais
   Indivíduo preso em estabelecimento irregular de Rio Pardo possuia antecedentes criminais
   Foto: Divulgação/SSP

A 60ª edição da Operação Desmanche apreendeu 40 toneladas de sucata automotiva em um estabelecimento irregular na BR-471, em Rio Pardo, nesta quinta-feira (22). Um homem também foi preso por crime ambiental. Ele possui antecedentes por porte ilegal de arma de fogo, lesão corporal, ameaça, estelionato, formação de quadrilha e tráfico de drogas.

Designada pelo governador José Ivo Sartori, a força-tarefa atua na fiscalização de estabelecimentos ilegais.  O trabalho de inteligência e controle é feito em parceria por vários órgãos estaduais, como a Secretaria da Segurança Pública (SSP), Instituto Geral de Perícias (IGP-RS), Polícia Civil,  Detran/RS e Brigada Militar.

O coordenador da força-tarefa, Cesar Augusto Pereira da Silva, destacou a importância da ação que retirou das ruas um indivíduo com extensa ficha criminal. "A operação tem refletido na diminuição dos índices de furto e roubo de veículos, mas indiretamente também influencia na redução de outros delitos, pois resulta na prisão de criminosos envolvidos em diversos tipos de infrações", afirmou.

O coronel também destacou a importância do consumidor se certificar se o estabelecimento onde irá adquirir peças está devidamente credenciado no Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran/RS). "Os locais autorizados possuem uma placa do departamento logo na entrada. A compra de peças sem procedência apresenta um grande risco para o consumidor, além de alimentar e fortalecer o crime", explicou.

Autoridades estaduais localizaram desmanche irregular na BR-471
   Autoridades estaduais localizaram desmanche irregular na BR-471 - Foto: Divulgação/SSP

Reciclagem

Desde a primeira edição, a operação interditou 96 estabelecimentos em 32 municípios e apreendeu mais de quatro mil toneladas de sucata. As peças apreendidas são encaminhadas para a Gerdau, que recicla os objetos e transforma em material de trabalho.

A ação já passou por 31 municípios: Candelária, Curumim, Soledade, Santa Maria, Carlos Barbosa, Sapiranga, Eldorado do Sul, Erechim, Guaíba, Porto Alegre, Cachoeirinha, Portão, Gravataí, Viamão, Sapucaia do Sul, Canoas, Novo Hamburgo, Montenegro, Pelotas, São Sebastião do Caí, Estrela, Parobé, Esteio, Alvorada, Camaquã, Caxias do Sul, Arroio dos Ratos, Capão da Canoa, Torres, São Leopoldo e Almirante Tamandaré do Sul.

Consulta a peças

O consumidor pode ajudar a desestimular o comércio ilegal de peças usadas, comprando somente em empresas credenciadas no Detran/RS. As empresas têm o logotipo do órgão na fachada. Além disso, cada peça é vendida com código de barras e nota fiscal eletrônica. Também é possível consultar no site do Detran/RS a relação de empresas credenciadas e fazer uma busca por peças e por município. Nos chamados Centros de Desmanches de Veículos (CDVs), além da garantia de origem lícita, as peças passam pelo aval de um responsável técnico, que atesta as condições de segurança.


Texto: Ascom/SSP
Edição: Gonçalo Valduga/Secom
Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário