sábado, 17 de fevereiro de 2018

Temer vai criar Ministério da Segurança Pública

Nova pasta esvazia o Ministério da Justiça e terá no seu guarda-chuva a Polícia Federal

Temer participou de reunião no Palácio da Guanabara | Foto: Alan Santos / PR / CP
   Temer participou de reunião no Palácio da Guanabara | Foto: Alan Santos / PR / CP

O presidente Michel Temer bateu o martelo na criação do Ministério da Segurança Pública e o fará por Medida Provisória. Ele informou de sua decisão a colaboradores mais próximos. A nova pasta esvazia o Ministério da Justiça e terá no seu guarda-chuva a Polícia Federal. As informações são do jornal o Estado de São Paulo.

O nome preferido do governo é o do ministro da Defesa, Raul Jungmann, mas há duas dificuldades: Jungmann, que é deputado federal, ainda não sabe ser irá disputar a eleição deste ano e o governo tem dificuldades em substituí-lo na pasta da Defesa. O mais provável é que seja um nome técnico.

A MP precisa ser votada no Congresso, que pode vetar ou não a criação da pasta. Mas a partir do momento em que for editada tem vigência imediata. A nova pasta não é unanimidade entre lideranças do Congresso.

O presidente poderia criar o ministério por projeto de lei, mas o caminho para aprovação é mais longo. Em geral, desde o governo FHC as reorganizações de ministérios são feitas por meio de MP.

Reunião

Neste sábado, o presidente Michel Temer chegou ao Palácio Guanabara, sede do governo do Rio, acompanhado dos ministros da Fazenda, Henrique Meireles; e da Secretaria-Geral da Presidência República, Moreira Franco. O helicóptero, com a comitiva presidencial, pousou no campo do Fluminense, que fica ao lado da sede do governo estadual.

Eles foram recebidos pelo governador Luiz Fernando Pezão e pelo prefeito do Rio, Marcelo Crivella. Desde cedo, interventor da segurança no Rio, general Walter Braga Netto, estava reunido com o governador.  O presidente está reunido com o governador e as demais autoridades, no Palácio Guanabara. A reunião servirá para detalhar o decreto publicado ontem, oficializando a intervenção federal na área de segurança do estado do Rio e apresentar o general Braga Neto.


ESTADÃO conteúdo
Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário