sábado, 17 de fevereiro de 2018

Rosa Weber nega mandado contra intervenção federal no Rio de Janeiro


Ministra do STF determinou que advogado não tem legitimidade para questionar decreto

Ministra do STF determinou que advogado não tem legimitidade para questionar decreto | Foto: Carlos Moura / STF / CP
   Ministra do STF determinou que advogado não tem legitimidade para questionar decreto
   Foto: Carlos Moura / STF / CP

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber negou seguimento, nesta sexta-feira, a um mandado de segurança que questionava o decreto presidencial que trata da intervenção federal no Rio de Janeiro. A ação foi rejeitada porque o advogado que entrou com a petição não tem legitimidade para questionar o decreto.

O caso chegou ao Supremo por meio de um advogado de São Bernardo do Campo, que é conhecido por entrar com ações na Justiça para questionar decisões do governo que são amplamente divulgadas pela imprensa. De acordo com o profissional, o presidente Michel Temer não poderia ter editado do decreto antes de consultar o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional.

Os dois colegiados estão previstos na Constituição Federal e teriam a função de assessorar o Presidente da República. O Ministério da Justiça divulgou nota ressaltando que a Consituição "não define que tais consultas devem ser feitas antecipadamente" e que os órgãos são "meramente consultivos, sem qualquer poder de deliberação". A pasta reiterou que o decreto obedece rigorosamente o rito constitucional, cumpre o ordenamento jurídico.


Agência Brasil
Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário