sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Passo-fundense preso em país africano por estar em barco com mais de uma tonelada de cocaína tenta provar inocência



O jovem passo-fundense Daniel Guerra está preso no País de Cabo Verde, um arquipélago próximo da costa do continente da África, após ter sido flagrado pela polícia daquele país, tripulando um barco veleiro com 1 tonelada e 157 quilos de cocaína, escondida no fundo do casco do barco. O jovem luta há 5 meses para provar sua inocência naquele país.

Daniel, que era morador de Passo Fundo, nos últimos anos morou em Santa Catarina, sendo conhecido pelo seu espírito aventureiro, grandes amizades e tendo feito várias viagens pelo Brasil, de bicicleta e também pela América Latina.

Foi justamente este espírito de aventura que o levou para uma viagem de veleiro pelo oceano, em agosto, com outras três pessoas: dois irmãos brasileiros, Rodrigo Dantas e Daniel Dantas e o capitão do barco, o francês Christian Oliver.

Hoje somente o capitão Christian Oliver e o passo-fundense Daniel Guerra estão presos, pois foram os únicos que estavam no barco no momento da abordagem, os outros dois estavam em terra e pelas leis daquele país responderão em liberdade.

Quando presos os dois informaram que foram contratados no Brasil, na cidade de Natal, para levar o barco daquela cidade até a Ilha da Madeira, em Portugal, mas a embarcação sofreu uma avaria, registrada pelo próprio Daniel Guerra em seu facebook, o que obrigou o grupo e contornar e ir até Cabo Verde para o conserto.

Ele relatou em sua página diversos problemas no percurso, como furacões, queima de geradores, entrada de água e falha no sistema de comunicação.

Em Cabo Verde o barco foi fiscalizado pela polícia que combatia um grande esquema de tráfico de drogas, denominada Operação Zorro. A droga, pesando mais de uma tonelada, estava cimentada no fundo do barco e os ocupantes, surpresos, informaram não ter conhecimento da sua existência, o que defendem até hoje, cinco meses depois. Eles repassaram todas as informações sobre a forma como foram contatados para levar o barco desde o Brasil, para que a polícia investigue.

Cabo Verde é um arquipélago colonizado por portugueses e a língua oficial do país é o português. A família de Daniel Guerra, que é de Passo Fundo, já viajou diversas vezes até aquele país para dar assistência jurídica ao rapaz que tenta provar sua inocência, sustentando que não tinha qualquer conhecimento de que a embarcação levava a droga. Toda a cocaína estaria em uma parte que a tripulação não enxergava, cimentada e coberta. Para Daniel, experiente em viagens assim, tudo não passaria de uma grande aventura.

Amigos de Passo Fundo e de diversos locais do Brasil organizaram um abaixo-assinado digital, que já conta com grande adesão, para que Daniel seja liberado.


Fonte: Rádio Uirapuru | Passo Fundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário