sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Mortes violentas aumentam no ano de 2017 em Passo Fundo

Foram 47 homens e três mulheres mortos no cidade

   Créditos: Rádio Uirapuru

A cidade de Passo Fundo apresentou um aumento no índice de crimes contra a vida em 2017 comparado com o ano passado. Ainda, foi constatado mais uma vez o aumento dos crimes de latrocínio (roubo seguido de morte).

Neste ano, foram registradas 50 mortes violentas contra 42 do ano anterior. Houve queda no registro das tentativas de homicídio (quando a pessoa não morre por circunstâncias alheias a vontade do autor), onde 82 casos contra 90 do ano passado, sendo que a média é de 100 por ano.

De acordo com o levantamento feito com os arquivos da Rádio Uirapuru, foram mortos 47 homens e três mulheres.

Armas utilizadas

Os crimes foram provocados em sua maioria com a utilização de armas de fogo. Trinta e três vítimas mortas a tiros, sete esfaqueadas e outras oito agredidas, asfixiadas ou incendiadas.

Motivação

No município a motivação das execuções não tem uma situação específica, como o tráfico de drogas, pois os crimes foram praticados em sua maioria por brigas ou desentendimentos.

Latrocínios (roubos seguidos de morte)

No ano de 2016 foram cinco crimes de latrocínio (roubo seguido de morte) e neste ano de 2017 ocorreu o aumento para sete casos, sendo que apenas três foram esclarecidos pela Polícia Civil. Todos são investigados pela DEFREC de Passo Fundo.

Na madrugada do dia 15 de janeiro, o cadeirante Sérgio Augusto Vieira, de 60 anos, foi morto a golpes de faca durante assalto a sua residência no bairro Jerônimo Coelho. Um dos envolvidos no crime foi executado e outros identificados como menores de idade.

Em 24 de abril o jovem Lucas Rodrigues De Felippo, de 23 anos, foi morto a tiros na Rua Paissandú no bairro Petrópolis. Ele chegava na casa do sogro com uma caminhonete, quando foi abordado por dois indivíduos armados que anunciaram o assalto. A vítima foi baleada no peito e morreu ao chegar no hospital. Até o momento, os criminosos não foram identificados pela polícia.

O aposentado João Maria de Deus morreu no dia 31 de maio, após ser encontrado com diversas lesões pelo corpo no interior de uma pousada, localizada no bairro Vera Cruz. Até o momento, nenhuma prisão foi efetuada referente ao caso.

Na noite do dia 29 de junho bandidos ceifaram a vida do Felipe Raiher, de 27 anos, para roubar o aparelho celular na Rua Miguel Vargas no bairro Boqueirão. Todos os assassinos estão presos.

O Rudinei Soares da Silva, de 29 anos, não resistiu e morreu após ser atingido por golpes de faca na Vila Jardim na madrugada do dia 30 de setembro. A vítima estava saindo de um bar, pedalando uma bicicleta, quando foi atacada pelos bandidos que anunciaram o assalto. Até o momento não foi descoberta a autoria do crime.

Em um período do ano que os assaltos a propriedade rural estava em alta, o agricultor Antônio Roberto Lubian, de 58 anos, foi morto a tiros na localidade de São Roque na tarde do dia 25 de outubro. Após rápidas ações da Brigada Militar e Polícia Civil, todos os autores foram colocados na cadeia.

E no dia 8 deste mês, o José Valdecir de Moraes, de 54 anos, foi morto a tiros durante assalto em sua boate, localizada na entrada do bairro Bom Recreio, no interior do município. A DEFREC segue investigando o caso, porém os autores ainda não foram identificados.

Três mulheres foram mortas no ano

A violência contra mulheres também resultou em mortes no município de Passo Fundo. Foram registrados três crimes neste ano.

No dia 24 de março, a Salete de Fátima Boita, conhecida como “ Salete do Valinhos”, de 39 anos, foi encontrada morta no beco da Rua Graciosa Pretto na Vila Popular, próximo ao Ginásio da APAE. Ela foi morta a pauladas e pedradas por dívidas com o tráfico de drogas. Após as investigações, a polícia prendeu duas mulheres que confessaram a autoria do crime.

Uma briga entre vizinhos ocorreu no dia 21 agosto e resultou na morte de um casal na Avenida Cruzeiro do Sul no bairro Integração. As vítimas chegaram a ser socorridas para o hospital, sendo que o Ivo Cassemotte Vacariano, de 63 anos, morreu durante os primeiros atendimentos e sua esposa, Salvina Vacariano, de 64 anos, não resistiu e faleceu dias depois. O autor do crime foi identificado e o inquérito policial encaminhado ao Poder Judiciário.

E na manhã do dia 11 de dezembro, o cadáver de uma mulher foi encontrado parcialmente carbonizado na entrada de uma propriedade rural, na saída de Passo Fundo para Pontão. O corpo apresentava perfurações de golpes de faca nas costas e até o momento não foi identificado. A polícia segue investigando o caso.


Fonte: Rádio Uirapuru | Passo Fundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário