quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Mais Frango representou novo patamar para a avicultura na região Celeiro

Empresa instalada em Miraguaí emprega mais de 700 funcionários e possui 127 aviários integrados


Há dez anos teve início um projeto que, hoje, podemos verificar que foi responsável por uma grande transformação para a agricultura familiar da região. Em 2007 iniciava a montagem da planta do frigorífico da empresa Mais Frango, no município de Miraguaí, que começou os abates em outubro de 2009, contrariando a opinião de muitas pessoas que não acreditavam que a ideia audaciosa poderia dar certo.

Na última semana, os diretores da Mais Frango, Sadi Marcolin e Adelir Weissheimer, receberam a equipe de reportagem do Sistema Alto Uruguai de Comunicação, na sede da empresa. Eles apresentaram alguns números e comentaram a respeito da atividade avícola, que desde a implantação do frigorífico, apresenta um crescimento significativo na região Celeiro.

Cadeia que beneficia trabalhadores do campo e da cidade
Atualmente, com mais de 700 funcionários (incluindo indústria e fábrica de ração), a Mais Frango representa uma das cadeias produtivas de maior importância para diversos municípios da região. Os trabalhadores são oriundos de sete cidades, sendo a maioria de Miraguaí.

As aves são criadas em 127 aviários integrados, distribuídos em 11 municípios. Três Passos é onde está instalado o maior número de aviários. Atualmente são 33 espaços de confinamento de aves no município, o que representa 666 mil aves alojadas por ciclo de 60 dias. Miraguaí ocupa a segunda posição, com 27 aviários e uma capacidade de alojamento de 625 mil aves por ciclo. Outros municípios da região, como Campo Novo, Redentora, Tenente Portela e Palmitinho, também possuem aviários.

Hoje, 25% da integração é realizada a partir de aviários automatizados, com sistema computadorizado que controla os níveis de água, alimentação e temperatura. Também cresce os aviários que utilizam a tecnologia de isopainel, a mais moderna da cadeia produtiva, com um material diferenciado e que diminui gastos com energia para manter o aquecimento dos aviários, possuindo isolante térmico.

Nossa reportagem visitou a Granja Santo Antônio, localizada em Linha São Paulo, no interior de Miraguaí, onde serão construídos três aviários dentro dessa nova tecnologia. Um deles já está concluído e o segundo em fase final de construção.

No momento não há mais vagas para construção de novos aviários, porém, vários produtores estão em uma fila de espera, demonstrando interesse em ingressar na atividade.

Sadi Marcolin avalia que as evoluções tecnológicas podem contribuir para que o jovem permaneça no meio rural. Ele reconhece que a mão de obra está escassa no interior, porém, segundo ele, as inovações representam um atrativo aos jovens, que gostam de se envolver com as tecnologias.

A fábrica de ração, localizada em Tenente Portela, produz 8 toneladas e necessita de 80 mil sacos de milho por mês. Boa parte desta matéria prima é adquirida de produtores e cerealistas da região. Em determinados períodos do ano, contudo, a Mais Frango precisa adquirir milho de outros estados ou até importar do Paraguai. O estado não é autossuficiente na produção de milho, fator que encarece um pouco a fabricação de ração.

Quase 40% do faturamento vem da exportação
O frigorífico abate 68 mil frangos por dia, com um turno de trabalho. 37% do faturamento é atingido com exportações (maior do que a média nacional) para 16 países de diferentes partes do mundo, sendo que a meta é atingir 40%. Os outros pouco mais de 60% da produção abastecem os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e parte ao Rio de Janeiro.

Os Emirados Árabes Unidos é o país que mais compra produtos da empresa, com destaque ainda para Iraque e Argentina. Uma pequena parcela também é exportada para Hong Kong e Japão. Os embarques são feitos através do Porto de Rio Grande.

Para 2018, uma das novidades pode ser o início das vendas para o mercado chinês, já que no último mês de novembro a Mais Frango de Miraguaí foi a única planta do Rio Grande do Sul habilitada para exportação de carne de aves para a China, em uma lista de 11 frigoríficos anunciada pelo Ministério da Agricultura.

Sadi ressalta que o frigorífico está se preparando para a segunda etapa de inspeção, quando as autoridades chinesas virão à Miraguaí conhecer as instalações da empresa. Segundo ele, este era um pleito antigo da empresa, que busca sempre abrir novos mercados.

O cenário da avicultura em níveis estadual e nacional
Segundo as últimas estimativas, a produção da avicultura proporciona 44 mil empregos diretos, mais 900 mil indiretos e está presente em 242 municípios gaúchos. O RS é o terceiro maior produtor de carne de frango do Brasil, chegando a um total de 1,8 milhão de toneladas.

Em 2017, num momento em que o mercado sentiu os efeitos da instabilidade econômica e da Operação Carne Fraca, o consumo de frango caiu cerca de um quilo no Rio Grande do Sul e hoje está ao redor de 42 quilos por habitante/ano – segundo as autoridades do setor, o estado tem condições de alcançar, pelo menos, 44 quilos.

Terceiro maior produtor do Brasil, o Rio Grande do Sul deverá encerrar o ano com uma ligeira queda de 0,85% no número de abates (817 milhões de aves) e pequena alta de 0,11% nas exportações (741 mil toneladas). A produção de ovos deve crescer 1,6%, chegando a 3,1 bilhões de unidades. Para 2018, a expectativa é de um crescimento setorial de 2% a 2,5% no Rio Grande do Sul.

De acordo com as estimativas da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a produção nacional de carne de frango no próximo ano deverá superar em 2% a 4% o volume produzido em 2017, 13 milhões de toneladas.

Para associação, o crescimento se dá devido a dois fatores que devem permear o ano de 2018, entre eles a retomada econômica. Além disso, há a expectativa de manutenção dos custos de produção em patamares próximos aos atuais.

Para esta reportagem produzida pelo Sistema Alto Uruguai, foi importante a colaboração de Jorge Porolnick dos Santos, o Jorginho, ex-prefeito do município, que sugeriu e intermediou o contato entre a emissora e os diretores da empresa, além de acompanhar a entrevista, na última quinta-feira (21), em Miraguaí.


*Thomás Silvestre e Vinicius Araujo (Especial - Rádio Alto Uruguai)

Nenhum comentário:

Postar um comentário