segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Sem Segredo / Rádio Uirapuru: maioria dos ouvintes acredita que punições mais rigorosas vão diminuir a criminalidade


   Créditos: Rádio Uirapuru

A segurança pública está em pauta no Congresso Nacional. No final de outubro o presidente Michel Temer sancionou o projeto de lei que transforma em crime hediondo o porte e a posse de armas de uso exclusivo das Forças Armadas. E nesta semana, a Câmara dos Deputados aprovou uma série de projetos que tornam mais rígidas algumas leis de segurança.

Mas será que essas mudanças vão resolver a crise de segurança pública do país? Esse foi o tema do programa Sem Segredo do último sábado (11). Participam do debate o promotor de Justiça Álvaro Póglia e o vereador Roberto Gabriel Toson (PSD).

A maioria dos ouvintes concorda com as mudanças, sendo a favor do aumento das penas, por exemplo. Para muitos os detentos possuem muitos benefícios, cobrando punições mais rígidas, também para políticos corruptos, que muitas vezes saem impunes.

O promotor de Justiça, Álvaro Póglia acredita que as mudanças nestas leis são paliativas, não irão resolver as demandas sociais. Destacou que a criação de um novo Código Penal seria o ideal, pois o vigente é de 1940 com algumas atualizações.

Para ele, é preciso uma mudança ampla em todo sistema, como investir na estrutura dos presídios e na ressocialização dos detentos. Ainda, ressalta que, com a incerteza na execução da pena, as pessoas voltam a cometer crimes.

O vereador Roberto Gabriel Toson (PSD) concorda com as mudanças nas leis, pois hoje os criminosos cometem os crimes com a certeza da impunidade. Defende que as causas da violência devem combatidas com investimentos em educação, por exemplo, mas isso a longo prazo. De imediato, acredita que essas alterações, como punições mais rigorosas, vão intimidar os bandidos a cometerem crimes.


Fonte: Rádio Uirapuru | Passo Fundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário