quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Comando Ambiental da BM identifica desmatamento do bioma Mata Atlântica na terra indígena do Guarita


Áreas com cultivo de culturas agrícolas
   Áreas com cultivo de culturas agrícolas

A pedido da Promotoria de Justiça de Tenente Portela e da Procuradoria da República do Município de Palmeira das Missões, o Comando Ambiental da Brigada Militar sobrevoou, na última sexta feira, 10, a área indígena do Guarita, no município de Tenente Portela. Durante o voo, foi constatado desmatamento da Mata Atlântica nativa em diversos pontos da reserva.

Conforme auto de constatação lavrado pelo CABM, foram identificados oito locais de desmatamento realizados com o auxílio de máquinas e cujas áreas estão sendo convertidas para o cultivo de culturas agrícolas, principalmente a soja. Ainda foram encontradas uma área de mineração, casebres e acampamentos que, segundo informações colhidas pelo Comando Ambiental, não pertencem à população indígena.

A Guarita é a maior reserva indígena do Rio Grande do Sul, cobrindo mais de 23 mil hectares pertencentes ao bioma Mata Atlântica nos municípios de Tenente Portela, Erval Seco e Redentora. A população indígena na área é de quase seis mil pessoas pertencentes às etnias Kaingang, em sua grande maioria, e Guaraní.

   Áreas de queimadas

   Estruturas que não pertencem à população indígena

   Equipe que realizou a fiscalização


Fonte: Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul
Fotos: CABM/Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário