segunda-feira, 9 de outubro de 2017

MG: Prefeita afastada de Santa Luzia deixa prisão e é monitorada por tornozeleira

Roseli Ferreira Pimentel (PSB) havia sido presa, no dia 7 de setembro, suspeita de envolvimento na morte de um jornalista.


Roseli Pimentel, prefeita de Santa Luzia (Foto: Reprodução/TV Globo)
   Roseli Pimentel, prefeita de Santa Luzia (Foto: Reprodução/TV Globo)

A prefeita afastada de Santa Luzia, Roseli Ferreira Pimentel (PSB), deixou a penitenciária Estevão Pinto, em Belo Horizonte, neste sábado (7), depois que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu prisão domiciliar à ela. A política foi presa no início de setembro, por suspeita de envolvimento na morte de um jornalista em agosto do ano passado.

De acordo com a Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap), a prefeita é monitorada por meio de tornozeleira eletrônica. O advogado dela, Marcelo Leonardo, informou ao G1 que havia pedido ainda no habeas corpus o cancelamento do afastamento da política da Prefeitura de Santa Luzia, mas o pedido não foi julgado.

A prefeita afastada estava presa no Complexo Penitenciário Feminino Estevão Pinto, em Belo Horizonte, desde o dia 7 de setembro. Ela é suspeita de envolvimento na morte do jornalista Maurício Campos Rosa, do jornal "O Grito". O crime foi em agosto do ano passado.

Segundo a polícia, a prefeita pagou R$ 20 mil pela execução do assassinato e para isso cometeu outro crime: peculato. As investigações apontam que o dinheiro saiu da prefeitura, por meio de uma nota fiscal que simulou a compra de três toneladas de mamão para merenda escolar.

Em setembro, a assessoria Executivo municipal informou que a prefeita afastada não está recebendo salário e que o vice, Fernando César de Almeida Nunes Rezende (PRB), assumiu a administração do município.

Prefeita de Santa Luzia, Roseli Pimentel (PSB), é presa e levada para o IML (Foto: Reprodução/TV Globo)
   Prefeita de Santa Luzia, Roseli Pimentel (PSB), é presa e levada para o IML (Foto: Reprodução/TV Globo)

Roseli teve o mandato cassado cinco vezes e ainda estava no cargo por causa de liminar. Ela e o vice-prefeito, Fernando Rezende, são acusados de captação ou gasto ilícito de recursos financeiros na campanha eleitoral.

Outra condenação

Roseli já havia sido condenada em primeira instância por outra irregularidade. Nesta ação, ela foi considerada culpada de ter determinado, por meio de mensagens enviadas por celular, que diretores de escolas municipais influenciassem pais de alunos durante as eleições.

Segundo a juíza eleitoral Arlete Aparecida da Silva Coura, houve abuso de poder político e econômico. Ela teria se aproveitado de sua influência política e dos recursos municipais para favorecer a sua candidatura. A prefeita é acusada de ter determinado, por meio de mensagens enviadas por celular, que diretores de escolas municipais influenciassem pais de alunos durante as eleições.

De acordo com a decisão judicial, “comentários compartilhados e as experiências narradas demonstram que as servidoras públicas em questão realizaram campanha eleitoral valendo-se dos cargos por elas exercidos na rede municipal de ensino”.

A prefeita e o vice foram declarados inelegíveis por oito anos e ainda foram condenados a pagar multa de R$ 15 mil.


Por G1 MG, Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário