segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Abraçada pela comunidade, família retoma vida após incêndio em Humaitá


   Dionatan e Nelsi Becker em sua nova casa

Uma semana após o incêndio que destruiu uma residência em Humaitá, a reportagem da Rádio Alto Uruguai conversou com a família que perdeu tudo.

A mãe Nelsi e o filho Dionatan Becker, mais conhecidos na cidade por Nica e Alemãozinho, recomeçam a vida após terem ficado apenas com a roupa do corpo.

O sinistro atingiu a casa em que moravam de aluguel na Rua Osvaldo Dierings, aos fundos da Auto Elétrica Welter, na tarde do último dia 8, um domingo.

Ninguém estava em casa no momento que o fogo começou. Rapidamente as chamas consumiram a casa mista, sem que nada pudesse ser retirado de seu interior. Além de móveis, roupas e eletrodomésticos, uma quantia em dinheiro também foi perdida.

No mesmo dia, pessoas da comunidade se uniram para juntar donativos à família. A mobilização ocorreu por meio do “WhatsApp” e Facebook, com arrecadação de móveis, eletrodomésticos, roupas e alimentos.

Entre valores em dinheiro e vale-compras no comércio local, foram aproximadamente R$ 20 mil angariados. Empresas e entidades também abraçaram a causa, além de pessoas de outras cidades. Uma casa foi cedida para mãe e filho ficarem, sem precisar pagar aluguel por seis meses.

Mãe e filho agradecem à comunidade

Em conversa com os dois, eles disseram que aos poucos a vida começa a voltar à normalidade. “No começo foi um pouco estranho [a vida na nova casa], pois parecia que estávamos na casa de algum amigo ou conhecido, pois não eram nossas coisas que estavam ali”, revela Dionatan.

“Graças a Deus as pessoas nos ajudaram muito mais até do que o esperado. Com o passar dos dias a gente vai se acostumando com nossa nova casa”, continua.

Sobre as doações recebidas, Dionatan comenta que todas são especiais. “Não existe algo que a gente possa dizer que tenha mais valor. Tudo o que ganhamos é necessário para continuar nossas vidas. Só depois que perdemos tudo que aprendemos a dar valor às mínimas coisas”.

Administração Municipal enaltece a solidariedade do povo humaitense

O esforço coletivo da comunidade humaitense foi reconhecido pela Administração Municipal. Através de nota, o Poder Executivo destacou que o episódio “ascendeu o espírito de solidariedade da comunidade local e regional, uma vez que perderam tudo”.

O texto ainda ressalta que “temos o privilégio de saber que existem pessoas em nossa comunidade que se compadecem com o outro e se sentem muito bem em dividir o que têm com aqueles que não têm nada”. A mensagem da Administração Municipal é encerrada com um agradecimento pela solidariedade de todos que se mobilizaram em prol de Nelsi e Dionatan Becker.

Proprietário também agradece aos que ajudaram a conter as chamas

O proprietário da residência destruída pelo incêndio, Roque Steffens, também se manifestou sobre o ocorrido. Por meio de sua conta no Facebook, na última segunda-feira, ele agradeceu aos que ajudaram a conter as chamas.

"Quero aqui manifestar o meu reconhecimento e dizer meu muito obrigado a todos os envolvidos, amigos e principalmente vizinhos, que não mediram esforços para conter as chamas do incêndio ocorrido em minha residência. O dano poderia ter sido muito maior se não fosse a agilidade e solidariedade de todos”, escreveu Roque. 





Fonte/Fotos: Rádio Alto Uruguai

Nenhum comentário:

Postar um comentário