quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Lideranças políticas e cooperativistas prestigiaram o aniversário de 50 anos da Cotricampo



O aniversário de 50 anos da Cotricampo foi marcado por uma grande celebração, ao longo desta quinta-feira (14), na sede da Afucampo, em Campo Novo. O evento foi prestigiado por lideranças políticas e dos setores agropecuário e cooperativista, além dos coordenadores de núcleo da cooperativa, representando os associados.

Visivelmente emocionado, o diretor-presidente da Cotricampo, Gelson Bridi, enalteceu o orgulho de estar liderando a cooperativa em um de seus melhores momentos. Também valorizou a presença de tantas lideranças parceiras da instituição, que estavam trazendo seu apoio e reafirmando a confiança no relacionamento com a Cotricampo. Ele também rendeu uma homenagem especial à família do ex-presidente da cooperativa, Guerino Rebelatto, já falecido, mas que foi a grande liderança da Cotricampo, estando 37 anos a frente da presidência, superando desafios e construindo os alicerces para a consolidação da cooperativa.

Representando o governador do Estado, o secretário do Desenvolvimento Rural, Tarcísio Minetto, parabenizou a Cotricampo pelo papel que desempenha no desenvolvimento regional, sendo uma instituição que serve de modelo para quem deseja empreender. Segundo ele, o governo do Estado quer apoiar cada vez mais o setor cooperativista, aproximando o trabalho da Emater-RS/Ascar dessas instituições. Para isso, a regional de Ijuí da Emater, estará centrando seus esforços na participação da ExpoAgro Cotricampo, em fevereiro de 2018, dando sua contribuição para o fortalecimento do evento.

Já o presidente da Assembleia Legislativa, Edegar Pretto, deixou um abraço especial a todos os associados da Cotricampo. O parlamentar, que é natural de Miraguaí, destacou que as famílias do campo servem de exemplo para outros setores sociais e econômicos do país, já que mesmo em momentos de crise, consegue superar obstáculos. Também conclamou pela luta contra retrocessos na aposentadoria rural, através da reforma previdenciária, algo que foi conquistado a duras penas pelos produtores, protegendo principalmente os pequenos e médios agricultores.

O presidente do Sistema Ocergs/Sescoop, Vergilio Perius, abriu sua fala elogiando a iniciativa do coordenador do departamento de comunicação da Cotricampo, Vadacir de Jesus Guedes, que reuniu em um livro, uma grande parte da história da Cotricampo, destacando aspectos de seu crescimento e de seu estágio atual. A obra foi apoiada pelo Sescoop/RS e apresentada aos participantes em primeira mão. Vergilio também destacou o papel fundamental que as cooperativas vem tendo nos últimos anos, apresentando crescimentos expressivos, na contramão da crise financeira que assola o país.

Após a fala das autoridades, foi cantado o parabéns à cooperativa e prestada homenagem a uma série de personalidades e instituições parceiras da Cotricampo. Destaque para a homenagem à família Rebelato, representada pela viúva do ex-presidente Guerino, a senhora Fiorina Rebelato, além de filhos e netos.

O bispo da Diocese de Frederico Westphalen, Dom Antonio Carlos Rossi Keller, realizou uma bênção especial, em função do aniversário da Cotricampo.

Entre as principais autoridades presentes à solenidade de hoje, estavam o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Tarcísio Minetto, representando o governador Jose Ivo Sartori; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Edegar Pretto; a deputada estadual Zilá Breitenbach; o presidente do Sistema Ocergs/Sescoop, Vergilio Perius; o presidente da Fecoagro-RS, Paulo Pires; o presidente da Emater-RS/Ascar, Clair Kuhn; o bispo da Diocese de Frederico Westphalen, Dom Antonio Carlos Rossi Keller; o presidente da Amuceleiro e prefeito de Crissiumal, Roberto Bergmann; o prefeito de Campo Novo, Antonio Sartori; a presidente da Câmara de Vereadores de Campo Novo, Marcieli dos Reis; além de prefeitos, vereadores, e presidentes de cooperativas.


Fonte/Foto: Rádio Alto Uruguai

Nenhum comentário:

Postar um comentário